Estágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Marli Regina dos-
Autor(es): dc.creatorDeodato, André Augusto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15851-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015448-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste artigo é relatar e ponderar sobre a vivência de dois educadores matemáticos na implementação do primeiro oferecimento da disciplina de Estágio remoto em um curso de Licenciatura em Matemática de uma Instituição Federal. O relato destaca os caminhos trilhados, ressaltando os percursos e percalços surgidos, as reflexões possibilitadas, as (res)significações que se deram em meio às vivências de ensino remoto emergencial. São tematizadas não só questões que emergiram diante das incertezas e inseguranças frente ao cenário que se impôs, mas também são propostas reflexões acerca da importância da construção de uma Educação comprometida com o ser com o outro e com o cuidado na superação de desafios, dificuldades e desigualdades. Como considerações indicativas, de um lado, valendo-se da noção de uma esperança que mobiliza, defende-se o risco da ação em detrimento da queixa não propositiva. De outro lado, defende-se que haja reflexão sobre as limitações dessas ações tendo como norte o contexto de omissão e má gestão da pandemia por parte do poder público.-
Descrição: dc.descriptionThe aim of this article is to report and reflect on the experience of two mathematics educators in implementing the first offer of the remote Internship discipline in a Mathematics degree at a Federal Institution. The experience report the paths taken, emphizing the paths and mishaps that emerged, as possible reflections, as (re)signification that occur in the midst of remote emergencies. It did not thematize only issues arising from uncertainties and insecurities in the face of the situation that arises, but also proposals for reflections on the importance of building an education committed to being equal and taking care to overcome challenges, difficulties and inequalities. As indicative considerations, on the one hand, it is worth emphizing a hope that mobilizes, defends or risks an action to the detriment of what is not proposed. On the other hand, it defends that there is a reflection on the limitations of these actions as the north or context of omission and more management of the pandemic by the government.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino remoto emergencial-
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionado-
Palavras-chave: dc.subjectPandemia de COVID-19-
Título: dc.titleEstágio remoto de Matemática : o que se mostra além da tela plana?-
Título: dc.titleRemote Mathematics internship : what does it show beyond the flat screen?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.