
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Espedito Felipe Teixeira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Neto, João Trajano da | - |
| Autor(es): dc.creator | Soares Junior, Paulo Roberto Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Maciel, Priscila de Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Fransozo, Hélder Luís | - |
| Autor(es): dc.creator | Bezerra, Augusto Cesar da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Gouveia, Antônio Maria Claret de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15607 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/ma12213512 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015445 | - |
| Descrição: dc.description | This work reports the main conclusions of a study on the mechanical behavior of concrete under ISO 834 fire with different cooling methods. The aim of this research was to provide reliable data for the analysis of structures damaged by fire. The experimental program used cylindrical concrete test specimens subjected to ISO 834 heating in a furnace up to maximum gas temperatures of 400, 500, 600, 700, and 800 ◦C. The compressive strength was measured in three situations: (a) at the different temperature levels reached in the furnace; (b) after a natural cooling process; and (c) after aspersion with water at ambient temperature. The results indicate that the concrete residual compressive strength is fairly dependent on the maximum temperature reached in the furnace and revealed that concrete of a lower strength preserved relatively higher levels of strength. The cooling method significantly influenced the strength, albeit at a lower intensity. In all cases, the residual strength remained in the range of 38% to 67% of the strength at ambient temperature. The statistical analysis showed that the data obtained by the experimental program are significant and confirmed the influence of the conditions imposed on the residual strength. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This article is an open access article distributed under the terms and conditions of the Creative Commons Attribution (CC BY) license (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Concrete fire degradation | - |
| Título: dc.title | Influence of cooling methods on the residual mechanical behavior of fire-exposed concrete : an experimental study. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: