
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Fonseca Filho, Ricardo Eustáquio | - |
| Autor(es): dc.creator | Varajão, Angélica Fortes Drummond Chicarino | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Paulo de Tarso Amorim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12477 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6701 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015405 | - |
| Descrição: dc.description | O solo é parte essencial para a vida na Terra. As Geociências, em especial a Pedologia, têm um papel fundamental no balanceamento desta relação biótica-abiótica. Neste sentido propõe-se o Pedoturismo como segmento turístico por meio da inventariação e avaliação de “Lugares de Interesse Pedológico” (LIPe) como produtos eco- e geoturísticos. Os métodos utilizados abordaram revisão de literatura; elaboração de ficha de inventário quali-quantitativa para aplicação em campo; inserção dos dados de LIPe na base de dados online do Geossit, Terra Mineira e afins; quantificação pedoturística; cálculo do potencial pedoturístico. O resultado se apresenta na forma de um novo segmento turístico, o Pedoturismo, e uma base metodológica teórica para conceituação, descrição e quantificação de geossítios de interesse pedológico (pedossítios) cujo conjunto constitui a pedodiversidade e contribui para a pedoconservação do patrimônio pedológico em unidades de conservação, geoparques e outras áreas protegidas. | - |
| Descrição: dc.description | The soil is essential for life on Earth. The Earth Sciences, in particular the Pedology, have a key role in balancing this biotic-abiotic relationship. In this sense, it is proposed the Pedotourism as tourist segment through inventory and evaluation of “Pedological Interest Places”; (PIP) as ecotourism and geotourism products. The approached methods literature review; development of quali-quantitative inventory sheet for application in fieldtrip; insertion of PIP data into the Geossit, Terra Mineira and others online database; Pedotourism quantification; calculation of Pedotourism potential. The result is presented in the form of a new tourist segment, the Pedotourism, and a theoretical methodological basis for conceptualization, description and quantification of geosites of pedological interest (pedosites) which together constitute the pedodiversity and contribute to the pedoconservation of pedological heritage protected areas, geoparks and others. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O periódico Revista Brasileira de Ecoturismo permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/128>. Acesso em: 21 fev. 2020. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em solos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Solo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedossítio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedodiversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patrimônio Pedológico | - |
| Título: dc.title | Protocolo de inventário e avaliação de Lugares de Interesse Pedológico (LIPe) para um “Pedoturismo”. | - |
| Título: dc.title | Inventory protocol and evaluation of Pedological Interest Places (PIP) for a “Pedotourism”. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: