
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Walotek, Juliani Brignol | - |
| Autor(es): dc.creator | Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Werter | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19304 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18472/cvt.24n1.2024.dossieTBC.2171 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015331 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da atuação da extensão acadêmica como prática de aprendizagem e cidadania com trocas entre a comunidade acadêmica e a sociedade envolvida com o turismo de base comunitária. Da mesma forma analisa a sistemática do Programa de Extensão de Educação Patrimonial e Turismo de Base Comunitária do Instituto Federal de Educação Técnica e Tecnológica de Santa Catarina, em especial, nos territórios com os quais desenvolve ações extensionistas nas áreas de TBC apoiando a salvaguarda de bens patrimoniais materiais e imateriais, com receptivos turísticos para a educação patrimonial e comercialização de roteiros. A partir de uma imersão nestes territórios com o levantamento de dados por métodos qualitativos como observação participante e diagnóstico rápido participativo. Métodos de análises de projetos turísticos são propostos para aproximar produtos do TBC ao mercado de Garopaba e Florianópolis, além da produção de cartilhas enquanto materiais de educação ambiental e patrimonial para salvaguarda destes patrimônios | - |
| Descrição: dc.description | This work aims to reflect on the relevance of academic extension activities as a learning and citizenship practice involving exchanges between the academic community and the society engaged in community-based tourism. It also analyzes the systematic approach of the Extension Program for Heritage Education and Community-Based Tourism at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Santa Catarina, particularly in the territories where extension activities are carried out in the field of Community-Based Tourism (CBT), supporting the safeguarding of tangible and intangible heritage assets. These initiatives include tourist receptions for heritage education and the marketing of routes. The research involves immersion in these territories, collecting qualitative data through methods such as participant observation and rapid participatory diagnosis. Analytical methods for tourism projects are proposed to bring CBT products closer to the markets of Garopaba and Florianópolis, in addition to the production of brochures as environmental and heritage education materials for the safeguarding of these assets. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo de base comunitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Extensão universitária | - |
| Título: dc.title | O turismo de base comunitária como prática de extensão universitária : uma experiência no Instituto Federal de Santa Catarina. | - |
| Título: dc.title | Community-based tourism as a university extension practice : an experience at the Federal Institute of Santa Catarina. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: