Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
Autor(es): dc.creator | Pena, Maria Tereza da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Fichter Filho, Gustavo Adolf | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19205 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.12660/cgpc.v28.88040 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015302 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo analisa a trajetória institucional do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e a percepção dos alunos sobre a formação recebida. Ofertado na modalidade a distância dentro das ações da Universidade Aberta do Brasil por meio de uma rede de implementação multinível, o programa pretende formar pessoas que atuam ou tenham interesse na área. A metodologia de pesquisa envolveu: análise documental e dados das cinco turmas ofertadas entre 2009 e 2016 e sobre a turma de 2021; análise dos questionários virtuais enviados para os 242 alunos da turma de 2021 em dezembro de 2021 e julho de 2022; e entrevistas com quatro professores em função de gestão entre julho e agosto de 2022. Os dados foram analisados em quatro dimensões: perspectivas sobre a formação e inserção no campo profissional; tecnologias e o ambiente virtual de aprendizagem, Moodle; o desenho pedagógico: disciplinas e currículo; e a equipe polidocente: gestão pedagógica e acadêmico-administrativa. As análises revelaram que as elevadas taxas de evasão no PNAP na Ufop refletem o seu enfraquecimento, resultado dos sucessivos cortes em seu orçamento e das constantes mudanças nas regras para novas ofertas. Apesar de os discentes terem expectativas positivas de inserção no campo, os dados demonstraram que a percepção dos alunos sobre o curso e a formação piorou, o que pode ser reflexo do contingenciamento orçamentário, que reduz os incentivos à adesão e o aprimoramento das estratégias de formação das instituições | - |
Descrição: dc.description | This article analyzes the institutional trajectory of the National Training Program in Public Administration (PNAP) at the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) and the students’ perception of the training received. Offered in the distance mode within the actions of the program Open University of Brazil through a multilevel implementation network, the program aims to train people who work or have an interest in the area. The research methodology involved: document and data analysis from the five classes offered between 2009 and 2016 and on the 2021 class; analysis of the online questionnaires sent to the 242 students in the 2021 class in December 2021 and July 2022; and interviews with four professors in management roles between July and August 2022. Data were analyzed from four dimensions: perspectives on training and insertion in the professional field; technologies and the virtual learning environment, Moodle; the pedagogical design: disciplines and curriculum; and the polyteaching team: pedagogical and academic-administrative management. The analysis revealed that the high dropout rates in the PNAP at UFOP reflect its weakening, as a result of the successive cuts in its budget and the constant changes in the rules for new offers. Despite the students having positive expectations of insertion in the field, the data revealed that the students’ perception of the course and training has worsened, which may be a reflection of budget restrictions, which reduce incentives to join and improve the institutions’ training strategies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob os termos da Licença Creative Commons-Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional de Formação em Administração Pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação de políticas educacionais | - |
Título: dc.title | A trajetória institucional do Programa Nacional de Formação em Administração Pública na Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Título: dc.title | The institutional trajectory of The National Training Program in Public Administration at The Federal University of Ouro Preto. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: