Repetência e indisciplina : evidências de Brasil e Portugal no PISA 2012.

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Autor(es): dc.creatorMatos, Daniel Abud Seabra-
Autor(es): dc.creatorFerrão, Maria Eugénia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9514-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.1590/198053143669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015294-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] – Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this paper is to analyze grade repetition in Brazil and Portugal, using data from the Programme for International Student Assessment – PISA –, 2012, by applying a multilevel logistic regression model with repetition as the dependent variable in order to identify characteristics of students and schools that are associated with the probability of repetition and thus estimate the variability among schools. The most significant contribution of this work is the explication of a clear association between grade repetition and lack of scholastic discipline. Further studies, based on longitudinal data, are needed to investigate in detail the characteristics of students and schools that are associated with the changes in educational conditions which influence the probability of grade repetition.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Cadernos de Pesquisa permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1047>. Acesso em: 11 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectRepetência-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de Regressão-
Palavras-chave: dc.subjectPisa-
Título: dc.titleRepetência e indisciplina : evidências de Brasil e Portugal no PISA 2012.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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