O trabalho do professor na interface com um projeto de extensão : entre o fazer e o dever fazer - autonomia, limitações e desafios profissionais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPimenta, Viviane Raposo-
Autor(es): dc.contributorPimenta, Viviane Raposo-
Autor(es): dc.contributorLima, Fernando Silverio de-
Autor(es): dc.contributorBovo, Ana Paula Martins Correa-
Autor(es): dc.creatorMiranda, Vinícius Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18967-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015284-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa de mestrado possui, como base primeira, questionamentos sobre o lugar da autonomia docente no ambiente escolar. Essas questões dizem respeito ao trabalho que o professor exerce na Educação Básica relacionando-o ao seu fazer e ao dever fazer. Percebe-se que para exercer sua autonomia docente, o professor enfrenta várias limitações, e desafios profissionais têm sido, constantemente, a ele impostos no ambiente escolar. Trata-se, portanto, de pesquisa que busca investigar e contribuir para os estudos sobre o exercício da docência, a partir da compreensão sobre o lugar da autonomia no real da sua atividade profissional (Clot, 2010) e a constituição da identidade docente do professor. Buscar-se-á também compreender o papel da extensão universitária, enquanto ação dialógica entre universidade e escola, no que concerne ao desenvolvimento da autonomia docente. Assim, propus-me a investigação de um grupo de professores que há (3) três anos tem desenvolvido projetos, em escolas públicas em Minas Gerais, pautados na ação pedagógica em diálogo com uma ação extensionista. Para melhor compreensão sobre os índices de autonomia docente, tomo como aportes teórico- metodológicos a abordagem sociocultural da linguagem e os estudos do discurso (Bakhtin, 2003), os estudos advindos da Clínica da Atividade (Clot et al, 2001; Clot, 2010) e da análise dialógica da atividade profissional (Faïta, 2005; Falzon, 2007; Sobral; Giacomelli, 2016). Em relação ao conceito de autonomia, tomo como base os trabalhos de Freire (1998), Baquero (2012), Rojas e Rojas (2004) e Pimenta (2018). Quanto aos gêneros do discurso mobilizados pelo professor em seu trabalho docente, baseio-me em Bakhtin (2003); Brasileiro e Pimenta (2021; 2022a; 2022b). Para a investigação sobre a identidade docente, tomo como base inicial os pressupostos de Hall (2010) e o trabalho de (Garcia-Reis; Silva, 2020). Proponho como metodologia a pesquisa etnográfica, qualitativa, com observação participante, de cunho interpretativista. Trata-se, portanto, de pesquisa de campo, do tipo estudo de caso, (Brasileiro, 2016), e, como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados a análise dos documentos do projeto de extensão intitulado “Escrevendo com(o) professores”, o questionário semiestruturado e o diário de campo. Os resultados apontam para o fato de que, não obstante os inúmeros obstáculos, a participação em um projeto extensionista dialógico e colaborativo (Forproex, 2012) contribui para o exercício da autonomia do professor.-
Descrição: dc.descriptionThis master's research has, as its first basis, questions about the place of teaching autonomy in the school environment. These questions concern the work that the teacher performs in Basic Education, related to what he does and what he has to do. It is clear that in order to exercise their teaching autonomy, teachers face several limitations, and professional challenges have been constantly imposed on them in the school environment. This is, therefore, research that seeks to investigate and contribute to studies on the practice of teaching, based on the understanding of the place of autonomy in the reality of their professional activity (Clot, 2010) and the constitution of the teacher's teaching identity. We will also seek to understand the role of university extension, as a dialogical action between university and school, with regard to the development of teaching autonomy. Thus, I set out to investigate a group of teachers who have been developing projects for (3) three years in public schools in Minas Gerais, based on pedagogical action in dialogue with extension action. For a better understanding of the levels of teaching autonomy, I take as theoretical and methodological contributions the sociocultural approach to language and discourse studies (Bakhtin, 2003), studies from the Activity Clinic (Clot et al, 2001; Clot, 2010) and the dialogical analysis of professional activity (Faïta, 2005; Falzon, 2007; Sobral; Giacomelli, 2016). Regarding the concept of autonomy, I take as a basis the works of Freire (1998), Baquero (2012), Rojas and Rojas (2004) and Pimenta (2018). As for the discourse genres mobilized by the teacher in his teaching work, I am based on Bakhtin (2003); Brasileiro and Pimenta (2021; 2022a; 2022b). For the investigation into teaching identity, I take as an initial basis the assumptions of Hall (2010) and the work of (Garcia-Reis; Silva, 2020). I propose as a methodology ethnographic, qualitative research, with participant observation, of an interpretive nature. This is, therefore, field research, of the case study type, (Brasileiro, 2016), and, as instruments for data collection, the analysis of documents from the extension project entitled “Writing with teachers” was used. ”, the semi-structured questionnaire and the field diary. The results point to the fact that, despite the numerous obstacles, participation in a dialogical and collaborative extension project (Forproex, 2012) contributes to the exercise of teacher autonomy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/11/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais.-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectExtensão universitária - projetos-
Título: dc.titleO trabalho do professor na interface com um projeto de extensão : entre o fazer e o dever fazer - autonomia, limitações e desafios profissionais.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.