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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Machado, Rodrigo Corrêa Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Carolina Anglada de | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rodrigo Corrêa Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Rezende, Carolina Anglada de | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Ivanete Bernardino | - |
Autor(es): dc.contributor | Alexandre, Marcos Antônio | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Mikaela Gabriele Elias da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/18144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015267 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo tem como objetivo investigar o uso da palavra falada e da palavra escrita pela autora Nívea Sabino, poeta-performática, dramaturga, cuja obra pode ser entendida como uma escrita que se faz com o corpo, isto é, uma escrita eminentemente performativa. O que almejamos, em síntese, no percurso dessa pesquisa, é acentuar que, tal produção periférica também pode ser lida como letramento de reexistência. Para tanto, foi analisada a segunda edição da obra Interiorana dessa autora. A dissertação desdobrou- se em dois momentos, nos quais procuramos tecer um diálogo teórico-crítico com pensadores precursores da literatura periférica, vertente em que a autora investigada se insere. E, ainda, à medida que avançamos teoricamente, entrelaçamos as nossas reflexões com poemas e relatos de Nívea, os quais evocamos para a análise. Por isso, reivindicamos uma abertura dos Estudos Literários para a enunciação de pretos(as) e periféricos(as) e, para tal, estamos inscritos dentro dos estudos do Mulherismo Africana proposto por Cleonora Hudson-Weens, do Letramento de Reexistência proposto por Ana Lúcia Silva Souza e dos Estudos de Performances proposto por pensadores importantes como Paul Zumthor, Richard Schechner, Barbara Cassin e Graciela Ravetti. Tecemos, também, diálogos entre Nívea Sabino, Leda Maria Martins e Érica Peçanha do Nascimento, dentre outros pensadores e pensadoras imprescindíveis que compõem essa escrita marcada pela tessitura do fazer africano em diáspora. Portanto, consideramos que o uso da palavra escrita ou falada pelos sujeitos periféricos vem modificando a forma de entendermos o que é considerado literário ou não na contemporaneidade. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to investigate the use of the spoken word and the written word by the author Nívea Sabino, poet-performist, playwright, whose art can be understood as writing that is done with the body, that is, an eminently performative writing. What we aim to do, in short, in the course of this research, is to emphasize that such peripheral production can also be read as literacy of re-existence. To this end, the second edition of this author's work Interiorana was analyzed. The text unfolded in two moments, in which we sought to weave a theoretical-critical dialogue with thinkers who were precursors of peripheral literature, the aspect in which the investigated author is inserted. And yet, as we advance theoretically, we intertwine our reflections with poems and stories by Nívea, which we evoke for the speech. Therefore, we demand an opening of Literary Studies to the enunciation of black and peripheral people and, to this end, we are enrolled within the studies of African Womanism proposed by Cleonora Hudson- Weens, of Reexistence Literacy proposed by Ana Lúcia Silva Souza and Performance Studies proposed by important thinkers, such as Paul Zumthor, Richard Schechner, Barbara Cassin and Graciela Ravetti. We also weave dialogues between Nívea Sabino, Leda Maria Martins, Érica Peçanha do Nascimento, among other essential thinkers who make up this writing marked by the fabric of African work. Therefore, we consider that the use of the written or spoken word by peripheral subjects has been changing the way we understand what is considered literary or not in contemporary times. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/03/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura periférica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nívea Sabino - 1980 - crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras na literatura | - |
Título: dc.title | Escrita que se faz com o corpo : a produção literária periférica de Nívea Sabino. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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