Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Buscacio, Cesar Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Buarque, Virgínia Albuquerque de Castro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13529 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34019/2525-7757.2019.v4.32091 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015247 | - |
Descrição: dc.description | O ano de 1968 mostrou-se emblemático por seus questionamentos às abordagens e sistemas macro-estruturais, numa imbricação entre política, cultura e ciência. Como o campo musical dialogou com tais irrupções? Este artigo busca responder pontualmente a esta inquirição, através da interpretação da produção e da trajetória do regente e compositor brasileiro Cláudio Santoro: no decorrer de 1968, ele transitou entre a Europa, os Estados Unidos e o Brasil, veiculando suas primeiras obras em música eletroacústica. Recorrendo-se à leitura de algumas missivas inéditas e de pesquisas acadêmicas já elaboradas sobre Santoro, postulase aqui, como hipótese, a existência de afinidades entre as intersubjetividades políticas dos movimentos de 1968 e a música eletroacústica de Santoro, desdobradas, por sua vez, em três aspectos complementares: a) a relevância da atuação criativa do intérprete; b) o exercício de democratização da cultura através do acionamento das linguagens, inclusive da música; c) a articulação entre modernidade, memória cultural e música urbana. | - |
Descrição: dc.description | The year of 1968 manifested itself as emblematic for its questioning to approaches and macro-structural systems, in an imbrication between politics, culture and science. How did the musical field dialogue with such irruptions? The article searches to respond promptly to this inquiry, through the interpretation of the production and of the trajectory of the conductor and composer Claudio Santoro: during 1968, he travelled between Europe, the United States and Brazil, disseminating his first works in electroacoustic music. Resorting to readings of some unpublished correspondence and of previously elaborated academic research, it is postulated here, as hypothesis, the existence of affinities between the political inter-subjectivities of the social movements of 1968 and the electroacoustic music of Santoro, unfolded, in its turn, in three complementary aspects: a) the relevance of the creative performance of the interpreter; b) the exercise of the democratization of the culture through the activation of languages, including musical; c) the articulation between modernity, cultural memory and urban music. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A revista Nava adota a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Revista Nava <https://periodicos.ufjf.br/index.php/nava/about>. Acesso em: 11 maio 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música eletroacústica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electroacoustic music | - |
Título: dc.title | A música de Claudio Santoro e o giro cultural, epistemológico e político de 1968. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: