Formação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPena, Geralda Aparecida de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.creatorSouza, Karoline de Lourdes Abreu-
Autor(es): dc.creatorPerucci, Leidelaine Sergio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12670-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015219-
Descrição: dc.descriptionA temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado.-
Descrição: dc.descriptionThe theme of teacher training at different levels of education has been recurrent in the educational field, pointing out new perspectives of analysis. This work presents results of a research that had the objective of identifying and analyzing, through a bibliographical and documentary research, studies and researches on the professional development of professors of Professional and Technological Education and of Higher Education, besides raising and analyzing projects/programs or actions aimed at the professional development of teachers in five Federal Institutes of Minas Gerais. The results of this investigation pointed to few studies whose subjects are teachers of Professional and Technological Education and Higher Education, as well as the lack of professional teacher development programs in the Federal Institutes of Minas Gerais in the studied period.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Crítica Educativa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1038>. Acesso em: 12 mar. 2020.-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento profissional docente-
Título: dc.titleFormação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.-
Título: dc.titleTeacher training : investigating teacher professional development programs in federal institutes.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.