Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Leite, Belchior Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Paulo, Jacks Richard de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19552 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015216 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo visa analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como instrumentos mediadores no processo de construção do conhecimento escolar. O percurso metodológico percorrido foi mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, de caráter descritivo e interpretativo, realizar uma breve revisão de literatura de artigos científicos e de livros acerca da temática em estudo, além de identificar em partes da legislação em vigor, pontos que tratam das Tecnologias Educacionais. As Tecnologias Educacionais já estão presentes há mais tempo nos ambientes escolares, desde as mais simples como o quadro negro, o lápis, o caderno etc., até as mais sofisticadas como os tablets, os smartphones, a internet etc. Por meio dessa pesquisa, evidenciou que fatores como a sondagem dos conhecimentos prévios, a ação dos estudantes e sua interação com o objeto, o desenvolvimento cognitivo, social, histórico e cultural, a relação dialógica entre professor e aluno, a pesquisa como princípio pedagógico, entre outros, são relevantes no processo de construção do conhecimento escolar, principalmente se aliados ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Dessa forma, a inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática educativa pode possibilitar a promoção de aprendizagens mais significativas e acolhedoras, bem como alinhamento do processo de construção do conhecimento escolar à realidade de professores e estudantes, permitindo repensar os antigos problemas educacionais, no que tange à qualidade do ensino ofertado, de modo a inovar o processo de ensino, de aprendizagem e de produção do conhecimento. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia do estudante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construção do conhecimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais de informação e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor mediador | - |
Título: dc.title | O uso das TDICs como instrumentos mediadores no processo de construção do conhecimento escolar. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: