O uso das TDICs como instrumentos mediadores no processo de construção do conhecimento escolar.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeite, Belchior Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorPaulo, Jacks Richard de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:27:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:27:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19552-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015216-
Descrição: dc.descriptionEste artigo visa analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como instrumentos mediadores no processo de construção do conhecimento escolar. O percurso metodológico percorrido foi mediante uma pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, de caráter descritivo e interpretativo, realizar uma breve revisão de literatura de artigos científicos e de livros acerca da temática em estudo, além de identificar em partes da legislação em vigor, pontos que tratam das Tecnologias Educacionais. As Tecnologias Educacionais já estão presentes há mais tempo nos ambientes escolares, desde as mais simples como o quadro negro, o lápis, o caderno etc., até as mais sofisticadas como os tablets, os smartphones, a internet etc. Por meio dessa pesquisa, evidenciou que fatores como a sondagem dos conhecimentos prévios, a ação dos estudantes e sua interação com o objeto, o desenvolvimento cognitivo, social, histórico e cultural, a relação dialógica entre professor e aluno, a pesquisa como princípio pedagógico, entre outros, são relevantes no processo de construção do conhecimento escolar, principalmente se aliados ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Dessa forma, a inclusão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na prática educativa pode possibilitar a promoção de aprendizagens mais significativas e acolhedoras, bem como alinhamento do processo de construção do conhecimento escolar à realidade de professores e estudantes, permitindo repensar os antigos problemas educacionais, no que tange à qualidade do ensino ofertado, de modo a inovar o processo de ensino, de aprendizagem e de produção do conhecimento.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia do estudante-
Palavras-chave: dc.subjectConstrução do conhecimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor mediador-
Título: dc.titleO uso das TDICs como instrumentos mediadores no processo de construção do conhecimento escolar.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.