Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Thiago | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Luiz Gustavo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gustavo Henrique Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19416 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13898 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015181 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo se debruça sobre a potencialidade da teoria abstrata dos conjuntos com base ternária como um instrumento pedagógico capaz de elucidar conceitos matemáticos intrincados de maneira mais palpável e intuitiva. Embora possa, a princípio, aparentar desconexão com a realidade concreta, o método dos conjuntos com base ternária demonstra significativa pertinência em múltiplos domínios da matemática. Ao perscrutar conjuntos infinitos e suas propriedades no contexto da base ternária, descortina-se a oportunidade de explorar uma compreensão mais aprofundada e abrangente de diversas temáticas, abarcando a noção de infinito, desmistificando a abstração percebida e desvelando a elegância intrínseca à matemática. Será evidenciado que a abordagem dos conjuntos com base ternária, marcada por sua ênfase no raciocínio lógico e rigoroso, pode enriquecer substancialmente a experiência educacional, proporcionando aos discentes um alicerce robusto no estudo de variados conceitos nas séries iniciais do ensino fundamental. | - |
Descrição: dc.description | The present study focuses on the potential of the abstract theory of ternary-based sets as a pedagogical tool capable of elucidating intricate mathematical concepts in a more tangible and intuitive manner. Although it may initially appear disconnected from concrete reality, the method of ternary-based sets demonstrates significant relevance in multiple domains of mathematics. By scrutinizing infinite sets and their properties in the context of the ternary base, the opportunity to explore a deeper and more comprehensive understanding of various themes unfolds, encompassing the notion of infinity, demystifying the perceived abstraction, and unveiling the intrinsic elegance of mathematics. It will be evidenced that the approach of ternary-based sets, characterized by its emphasis on logical and rigorous reasoning, can substantially enrich the educational experience, providing students with a robust foundation in the study of diverse concepts in the early grades of elementary school. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8184> . Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conjuntos de Cantor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base ternária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Título: dc.title | Cantor na sala de aula : transformando conceitos abstratos em ferramentas para o ensino de Matemática. | - |
Título: dc.title | Cantor in the classroom : transforming abstract concepts into tools for teaching Mathematics. | - |
Título: dc.title | Cantor en el aula : transformando conceptos abstractos en herramientas para la enseñanza de las Matemáticas. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: