Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Paula Júnior, Waldemar de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima Neto, Francisco Ferreira de | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Nathália Zenaide Durães | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Vitória Louise Mendes | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Renata Cristina Rezende Macedo do | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Andrea Grabe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15859 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46551/ruc.v23n2a12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015145 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma história em quadrinhos, exemplo de metodologia ativa de ensino, relacionando sistema imunológico e o novo coronavírus, para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Possui, ainda, a finalidade de levar o leitor ao aprendizado científico e ao conhecimento de mundo, para que ele reflita em novas perspectivas. Foi elaborada uma história em quadrinhos (HQ) simulando a infecção pelo SARS-CoV-2 em um organismo humano. Foram enumerados os constituintes do sistema imunológico (macrófago, linfócito B, linfócito T citotóxico, linfócito T helper, célula natural killer, célula dendrítica, neutrófilo, eosinófilo, basófilo, IgA, IgG, IgM, citocinas e sistema complemento) capazes de atuar nessa infecção. As respostas imunológicas e os mecanismos de ação dos componentes do sistema imunológico foram relacionados com a infecção provocada pelo novo coronavírus. Foi utilizada uma linguagem acessível a pessoas de todas as idades e diferentes graus de instrução. A HQ produzida pode representar resultado positivo no aprendizado do conteúdo de imunologia associado ao novo coronavírus ou potencializar informações já adquiridas. Para os autores, foram observadas habilidades como iniciativa, trabalho em equipe, além da capacidade de comunicação e de síntese. O presente trabalho pode ser utilizado associado a outras metodologias ativas de aprendizagem e, sobretudo, servir de inspiração para que novas abordagens educacionais sobre o novo coronavírus sejam criadas. | - |
Descrição: dc.description | The aim of this work was to develop a comic book relating the immune system and the new coronavirus. A comic book (HQ) simulating SARS-CoV-2 infection in a human organism was created. The constituents of the immune system (macrophage, B lymphocyte, cytotoxic T lymphocyte, T helper lymphocyte, natural killer cell, dendritic cell, neutrophil, eosinophil, basophil, IgA, IgG, IgM, cytokines and complement system) capable of acting in this infection were enumerated. The immune responses and the mechanisms of action of the components of the immune system were related to the infection caused by the new coronavirus. A language accessible to people of all ages and different levels of education was used. The comic produced may represent a positive result in learning the immunology content associated with the new coronavirus or enhance information already acquired. For the authors, skills such as initiative, teamwork, in addition to communication and synthesis skills were observed. The present work can be used in association with other active learning methodologies and, above all, serve as an inspiration for new educational approaches on the new coronavirus to be created. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este é um artigo publicado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: o PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imunologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immunology | - |
Título: dc.title | História em quadrinhos como ferramenta para o ensino e aprendizagem sobre o novo coronavírus. | - |
Título: dc.title | Comics as a tool for the teaching and learning about the new coronavírus. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: