Jogos didáticos : uma alternativa à prática docente para o ensino de anatomia e fisiologia humana.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributorMaia, Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorDamasceno, Dênis Derly-
Autor(es): dc.creatorConceição, Luan Felipe de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18512-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015138-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionNo âmbito da Educação Científica, incumbe-se ao ensino a construção do conhecimento científico entre os estudantes. A complexidade inerente à anatomia e fisiologia, marcada pela profundidade de detalhes, escassez de recursos e a limitada interação entre alunos e entre alunos e professores na construção do conhecimento, demanda estratégias pedagógicas que favoreçam o aprendizado. Este trabalho foca no desenvolvimento e na aplicação de uma Sequência Didática (SD) voltada para o ensino do Sistema Digestório, direcionada a estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Cristiano Otoni, Minas Gerais. A SD proposta aborda estratégias de ensino fundamentadas nos alicerces teóricos das metodologias ativas, incluindo jogos educativos, produção de imagens, experimentação e elaboração de descrições. Os fundamentos teóricos-metodológicos que sustentam esta abordagem incluem o estudo da anatomia e fisiologia do Sistema Digestório humano, a relevância dos jogos educativos no ensino das Ciências e a utilização de metodologias ativas. Para a análise dos dados obtidos após a implementação da SD, empregou-se a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin (2016), abordando aspectos qualitativos com ênfase na avaliação dos indícios de aprendizagem resultantes da elaboração e execução da SD, com especial atenção ao papel dos jogos educativos como instrumento didático. Os resultados obtidos revelaram uma compreensão mais profunda do impacto dessa abordagem no processo de ensino e aprendizagem do Sistema Digestório e contribuem para a discussão sobre estratégias didáticas no Ensino de Ciências.-
Descrição: dc.descriptionThe Science Teaching area is responsible for disseminating teaching and learning of a scientific nature among students. However, the anatomy and physiology theme, due to its peculiarities, either due to the richness of details, lack of resources or low student/teacher and student/student interaction in the construction of knowledge, makes it necessary to use approaches that help in the learning process. This study focuses on the creation and implementation of a Didactic Sequence (DS) aimed at teaching the Digestive System, aimed at students of the 8th year of Elementary School of the Municipal Public of Cristiano Otoni - MG. In this way, the SD developed integrates a variety of active methodologies, including didactic games, image creation, experimentation, and descriptions. The theoretical foundations that supported this approach include the human anatomy and physiology of the Digestive System, the importance of games in science teaching and the Active Methodology as a learning strategy. The analysis of the data collected after the implementation of the Didactic Sequence was performed using Bardin's (2016) Content Analysis methodology. This analysis encompassed qualitative aspects, focusing on the evaluation of learning indicators resulting from the construction and application of the DS, especially related to the use of didactic games as a pedagogical tool. The results obtained allowed a deeper understanding of the impact of this approach on the teaching and learning process of the Digestive System and contributed to the discussion on didactic strategies in Science Teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectJogos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectAnatomia e fisiologia humana do sistema digestório-
Título: dc.titleJogos didáticos : uma alternativa à prática docente para o ensino de anatomia e fisiologia humana.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.