
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11384 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs11858-018-0930-8 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s11858-018-0930-8 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015136 | - |
| Descrição: dc.description | This study was conducted during the first semester of 2016, from March 21st to June 30th, with 104 students, in eight educational centers or polos, in the states of Minas Gerais and São Paulo. Previously, these mathematics teacher education students had no opportunity to study in higher education in Brazil. They were enrolled in a Mathematical Modelling course, as part of the Universidade Aberta do Brasil (UAB), which is the Brazilian open university, at the Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). All stages of this study were performed in accordance with case study methodological procedures, which covered data collection and analysis. The interpretation of the results was accomplished through the development of categories, which emerged from collected qualitative data at the completion of the fieldwork. These procedures helped the researchers to answer the research question: How can technological resources available in a Virtual Learning Environment (VLE) help students to interact and collaboratively develop mathematical modelling projects that assist them in solving problems they face in daily life? One important claim for mathematical modelling in a VLE is to favor the development of students in their interaction and collaboration in solving problems they face daily, by elaborating modelling projects through the use of technological resources available in this environment. By developing these projects, students learned to problematize, contextualize, and investigate problems. As well, they prepared questions that aimed to seek, collect, select, organize, and handle the information that allowed them to reflect critically about the role of mathematics in their own context. The results from this study show that the development of modelling projects in a VLE helped students to interact and collaboratively inquire and investigate their chosen theme in accordance with their own interests and reality. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Case study | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelling projects | - |
| Título: dc.title | Developing a mathematical modelling course in a virtual learning environment. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: