Ressignificação de práticas antirracistas de uma professora de língua inglesa : diálogos entre escola e universidade.

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Autor(es): dc.creatorGonzaga, Marcela Cristina Fideles-
Autor(es): dc.creatorSól, Vanderlice dos Santos Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19684-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5281/zenodo.10529382-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015119-
Descrição: dc.descriptionEste estudo segue o paradigma qualitativo de pesquisa de modalidade pesquisa- ação colaborativa (Pimenta, 2005). Ancorado nas pesquisas em Linguística Aplicada, este artigo pretende compreender de que forma uma professora de Língua Inglesa (LI) em serviço (des)constrói conhecimento docente sobre Educação Antirracista a partir do planejamento e regência de práticas de Letramento Racial Crítico (Ferreira, 2012; 2014). O corpus é constituído por notas de campo e uma narrativa escrita. Os participantes são uma professora da rede pública de ensino de Minas Gerais e três turmas do Ensino Médio. Os dizeres da professora apontam para a (des)construção de conhecimento docente sobre a importância da contextualização sócio-histórica de práticas antirracistas nas aulas de LI e do uso de vocabulário específico da luta antirracista nessas aulas. A investigação sugere a pesquisa-ação colaborativa como uma importante metodologia para formação antirracista de professores em serviço já que permite diálogos intensos e colaborativos entre a escola e a universidade.-
Descrição: dc.descriptionThis study follows the qualitative research paradigm of collaborative action- research modality (Pimenta, 2005). Anchored in research in Applied Linguistics, this article intends to understand how an English Language (EL) teacher in service (de)constructs teaching knowledge about Anti-Racist Education based on the planning and conducting of Critical Racial Literacy practices (Ferreira, 2012; 2014). The corpus consists of field notes and a written narrative. The participants are a teacher from the public school system in Minas Gerais and three high school classes. The teacher's words point to the (de)construction of teaching knowledge about the importance of socio- historical contextualization of anti-racist practices in LI classes and the use of specific vocabulary of the anti-racist struggle in these classes. The investigation suggests collaborative action-research as an important methodology for anti-racist in-service teacher training, as it allows for intense and collaborative dialogues between the school and the university.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação antirracista-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem de língua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento racial crítico-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Título: dc.titleRessignificação de práticas antirracistas de uma professora de língua inglesa : diálogos entre escola e universidade.-
Título: dc.titleResignification of anti-racist practices of an English language teacher : dialogues between the school and the university.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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