Do corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFurtado, José Luis-
Autor(es): dc.contributorFurtado, José Luis-
Autor(es): dc.contributorSilva, Cíntia Vieira da-
Autor(es): dc.contributorSerra, Alice Mara-
Autor(es): dc.creatorMachado, Abiatar David de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17424-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015115-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Filosofia. Departamento de Filosofia, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionA inquietação estética de Merleau-Ponty é a pesquisa do corpo criador e suas relações com a carne. As criações do corpo revelam a expressividade e a profundidade das dimensões sensíveis da experiência e do mundo sensível. Essa expressividade é estilo, tanto no corpo quanto no mundo. Segundo o filósofo, as obras de arte transformam e ampliam um sentido ‘em obra’ na percepção. Entende-se, assim, de que modo o corpo da obra reverbera o corpo do artista e a carne do mundo sem se confundir com ambos, na medida em que esse processo é o surgimento de uma singularidade estética e um campo aberto de significações. Partindo da arqueologia do corpo criador realizada por Merleau-Ponty, o objetivo da dissertação é mostrar em alguns textos do filósofo elementos que tornam possível uma filosofia do estilo na pintura, na literatura ou na criação poética.-
Descrição: dc.descriptionThe aesthetics restlessness of Merleau-Ponty is the research of the body creator and its relations with the flesh. The creations of the body reveal the expressiveness and depth of the sensitive. This expressiveness is style, both in body and in the world. According to the philosopher, the artworks transform and expand this initial meaning: the body of the artwork reverberates the body of the world and the artist's body, but it is an expressiveness, which is distinct with this primordial expressiveness, but answers, according to its aesthetic singularity and open field of meanings. Based on the archeology of the body creator by Merleau-Ponty, the purpose of the dissertations is to show how in some texts from the philosopher we can find elements that make possible a philosophy in the painting style and in the literature or poetic creation.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectCorpo-
Palavras-chave: dc.subjectExpressão-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectEstilo-
Palavras-chave: dc.subjectFenomenologia-
Título: dc.titleDo corpo criador à expressão da carne : introdução ao tema do estilo em M. Merleau-Ponty.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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