Estereótipos invertidos na formação reflexivo-colaborativa de professores de Português língua estrangeira.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDutra, Anelise Fonseca-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19362-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23925/2318-7115.2024v45i4e63404-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015066-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa em um curso de formação de professores de português língua estrangeira no qual não há um distanciamento entre as dicotomias teoria/prática e professor/pesquisador (Wallace, 2001). Esta formação valoriza o trabalho reflexivo-colaborativo (Schon, 2000; Dutra; Mello, 2004) e teve como objetivo principal analisar como essa formação voltada para uma educação intercultural (Byram, 2009; Motta-Roth, 2006) auxilia o professor no desenvolvimento de uma visão crítica sobre si mesmo e sobre o aluno estrangeiro levando-o a uma mudança na sua prática. Como metodologia utilizamos os apontamentos que eram levados para discussão nas sessões colaborativas que ocorriam semanalmente entre professores e coordenador. Um desses apontamentos foram os estereótipos apresentados não apenas pelos alunos, mas principalmente pelos professores (Schneider, 2005; Borghetti, 2013 e McFarlane, 2014). Como resultado podemos apontar para o fato que as nossas discussões levaram os professores a perceber as suas ideias preconcebidas e a postura que eles assumiam em sala motivados por esses preconceitos (Maldonado-Torres, 2007; Quintero, 2019) levando-os assim a repensar suas crenças e valores e modificar suas ações em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents the results of a training course for teachers of Portuguese as a Foreign Language in which there is no gap between the dichotomies of theory/practice and teacher/researcher (Wallace, 2001). This training values reflexive-collaborative work (Schon, 2000; Dutra; Mello, 2004) and its main objective wasto analyze how this work related to intercultural education helps the teacher to develop a critical view of himself/herself as a Brazilian teacher and of the foreign students. As a methodology, we used the recording of classes and the notes that were taken for discussionsin the collaborative sessions. One of the topics that emerged from the analyzes of the practice of the teachers were the stereotypes presented not only by the students, but mainly by the teachers themselves (Schneider, 2005; Borghetti, 2013 e McFarlane, 2014). As a result, we can point to the fact that our discussions led the teachers, at first, to become aware of their preconceived ideas and of the posture they assumed in class motivated by these prejudices (Maldonado Torres, 2007; Quintero, 2019), thus leading them to rethink their beliefs and values and modify their actions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico The especialist permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6516>. Acesso em: 15 ago. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTrabalho reflexivo colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade.-
Título: dc.titleEstereótipos invertidos na formação reflexivo-colaborativa de professores de Português língua estrangeira.-
Título: dc.titleInverted stereotypes in the reflective-collaborative training of Portuguese foreign language teachers exam.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.