Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Campos, Pedro Henrique Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Ivo Eyer | - |
Autor(es): dc.creator | Arroyo Ortiz, Carlos Enrique | - |
Autor(es): dc.creator | Morales, Nelson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11265 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0370-44672017710037 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015064 | - |
Descrição: dc.description | Historically, since the 60's, traditional mine planning consists of several distinct stages: 1) Definition of the ultimate pit - the portion of the blocks that results in the greatest total value; 2) Pushback selection - based on the generation of nested pits, obtained with the change in the value of the ore price; 3) Long-term production scheduling. Although considered quite satisfactory, this methodology presents some flaws: The stages, even if considered individually optimal, may not be when put together. The opportunity cost is not considered and the cut-off is fixed. Due to the recent computational advances, a new technique has been growing and is more reliable: the direct block sequencing. In this methodology, the steps are consolidated into only one process, improving the economic results, reducing the total execution time and obtaining, in fact, an optimal planning. The aim of this work is to compare the results of the two planning methods applied in a database of a Brazilian iron ore mine and to show the real advantages and disadvantages of each one. To solve the direct block sequencing technique, Doppler was used, a tool developed by Delphos Mine Planning Laboratory, located at the University of Chile. The traditional methodology was executed through Whittle software. Lastly, a medium-term scheduling was performed using Deswik software. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | A REM - International Engineering Journal - autoriza o depósito de cópia de artigos dos professores e alunos da UFOP no Repositório Institucional da UFOP. Licença concedida mediante preenchimento de formulário online em 12 set. 2013. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production scheduling | - |
Título: dc.title | Comparison between the application of the conventional mine planning and of the direct block scheduling on an open pit mine project. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: