Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lages, Rita Cristina Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Sant'Ana, Rivânia Maria Trotta | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sônia Mara Ferreira dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19626 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://v3.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/article/view/395 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.52641/cadcajv9i4.395 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015014 | - |
Descrição: dc.description | O propósito deste artigo é apresentar resultados de uma pesquisa-ação realizada em uma escola pública de Ensino Médio de Minas Gerais, cujo objetivo principal foi contribuir para fomentar ações do grêmio estudantil como instância e espaço a partir dos quais os alunos pudessem atuar de forma significativa no processo de gestão democrática da instituição de ensino. Quanto aos métodos de pesquisa, utilizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica com o intuito de identificar os principais conceitos do objeto de estudo, o referencial teórico e dialogar com autores que já abordaram a temática. No que tange às técnicas investigativas, adotou-se o questionário. O problema a ser resolvido pela intervenção se referiu a promover as condições necessárias para a participação do corpo discente na construção de uma convivência democrática, solidária, autônoma, dialógica e participativa dos diferentes indivíduos no cotidiano escolar. Por meio da análise dos resultados do projeto, concluiu-se que uma nova relação entre os sujeitos da escola foi estabelecida, que o primeiro passo para a construção de um hábito de participação e de gestão democrática foi dado e que os laços da convivência democrática se fortaleceram. | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present the results of a pedagogical intervention project carried out in a public high school. The general objective of the project was to contribute to the creation and promotion of the student council, as an instance and space from which high school students could act in a meaningful way in the process of democratic management of the educational institution. As for the research methods, the bibliographic research was used in order to identify the main concepts of the object of study, increase the theoretical framework and dialogue with authors who have already addressed the theme. Regarding the investigative techniques, the questionnaire was adopted. The problem to be solved by the intervention referred to promoting the necessary conditions for the participation of the student body in the construction of a democratic, solidary, autonomous, dialogical and participatory coexistence of the different individuals in the daily school life. Through the analysis of the results of the project, it was concluded that a new relationship between the subjects of the school was established, that the first step towards the construction of a habit of participation and democratic management was taken and that the bonds of democratic coexistence were strengthened. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Cadernos Cajuína permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7210>. Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão democrática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grêmio estudantil | - |
Título: dc.title | Grêmio estudantil e sua ação coletiva no processo de gestão democrática da escola : alcances de uma pesquisa-ação. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: