Possibilidades e desafios da implementação da etnomatemática nos institutos de formação inicial de professores em Moçambique.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBambamba, Iodete Marculino-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20791-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://etnomatematicasbrasis.org/possibilidades-e-desafios-da-implementacao-da-etnomatematica-nos-institutos-de-formacao-inicial-de-professores-em-mocambique/-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.29327/2366212.2025.1-13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015007-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta os aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de mestrado que investiga as possibilidades e desafios da implementação da Etnomatemática na formação de professores de Matemática nos Institutos de Formação de Professores em Moçambique, sob a perspectiva dos professores formadores. Fundamentado na teoria de Ubiratan D’Ambrosio, que reconhece a diversidade cultural da Matemática, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada na Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de materiais didáticos e atividades práticas etnomatemáticas. A análise de conteúdo e documental busca identificar desafios e potencialidades dessa abordagem. Espera-se que os resultados evidenciem sua influência na formação docente e práticas pedagógicas, promovendo uma Educação Matemática mais inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo presenta los aspectos teóricos y metodológicos de un estudio de maestría que investiga las posibilidades y los desafíos de la implementación de la Etnomatemática en la formación de docentes de Matemáticas en Institutos de Formación Docente en Mozambique, desde la perspectiva de los formadores de docentes. Basado en la teoría de Ubiratan D'Ambrosio, quien reconoce la diversidad cultural de las Matemáticas, el estudio adopta un enfoque cualitativo basado en la Teoría Fundamentada. La recopilación de datos incluye entrevistas semiestructuradas, cuestionarios, análisis de materiales didácticos y actividades prácticas etnomatemáticas. El análisis de contenido y documental busca identificar los desafíos y las potencialidades de este enfoque. Se espera que los resultados destaquen su influencia en la formación docente y las prácticas pedagógicas, promoviendo una Educación Matemática más inclusiva.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsrestrito-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação inicial-
Palavras-chave: dc.subjectMoçambique-
Palavras-chave: dc.subjectInstituto de formação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria fundamentada nos dados-
Título: dc.titlePossibilidades e desafios da implementação da etnomatemática nos institutos de formação inicial de professores em Moçambique.-
Título: dc.titlePosibilidades y desafíos de la implementación de la etnomatemática en los institutos de formación inicial docente en Mozambique.-
Título: dc.titlePossibilities and challenges of implementing ethnomathematics in initial teacher training institutes in Mozambique.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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