
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bambamba, Iodete Marculino | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20791 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://etnomatematicasbrasis.org/possibilidades-e-desafios-da-implementacao-da-etnomatematica-nos-institutos-de-formacao-inicial-de-professores-em-mocambique/ | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.29327/2366212.2025.1-13 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1015007 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta os aspectos teóricos e metodológicos de um estudo de mestrado que investiga as possibilidades e desafios da implementação da Etnomatemática na formação de professores de Matemática nos Institutos de Formação de Professores em Moçambique, sob a perspectiva dos professores formadores. Fundamentado na teoria de Ubiratan D’Ambrosio, que reconhece a diversidade cultural da Matemática, o estudo adota uma abordagem qualitativa, baseada na Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados inclui entrevistas semiestruturadas, questionários, análise de materiais didáticos e atividades práticas etnomatemáticas. A análise de conteúdo e documental busca identificar desafios e potencialidades dessa abordagem. Espera-se que os resultados evidenciem sua influência na formação docente e práticas pedagógicas, promovendo uma Educação Matemática mais inclusiva. | - |
| Descrição: dc.description | Este artículo presenta los aspectos teóricos y metodológicos de un estudio de maestría que investiga las posibilidades y los desafíos de la implementación de la Etnomatemática en la formación de docentes de Matemáticas en Institutos de Formación Docente en Mozambique, desde la perspectiva de los formadores de docentes. Basado en la teoría de Ubiratan D'Ambrosio, quien reconoce la diversidad cultural de las Matemáticas, el estudio adopta un enfoque cualitativo basado en la Teoría Fundamentada. La recopilación de datos incluye entrevistas semiestructuradas, cuestionarios, análisis de materiales didácticos y actividades prácticas etnomatemáticas. El análisis de contenido y documental busca identificar los desafíos y las potencialidades de este enfoque. Se espera que los resultados destaquen su influencia en la formación docente y las prácticas pedagógicas, promoviendo una Educación Matemática más inclusiva. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Moçambique | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instituto de formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada nos dados | - |
| Título: dc.title | Possibilidades e desafios da implementação da etnomatemática nos institutos de formação inicial de professores em Moçambique. | - |
| Título: dc.title | Posibilidades y desafíos de la implementación de la etnomatemática en los institutos de formación inicial docente en Mozambique. | - |
| Título: dc.title | Possibilities and challenges of implementing ethnomathematics in initial teacher training institutes in Mozambique. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: