Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSantos, Fernanda Pereira-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.creatorViana, Marger da Conceição Ventura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-19-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014984-
Descrição: dc.descriptionAqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.-
Descrição: dc.descriptionHere we present an exploration of the concept of curriculum and its relationship with teaching methodologies related to interdicisplinarity and contextualization. The objective of the research was to show the possibility of performing classes in a curriculum that considers the importance of contextualization and interdisciplinarity in the student 's training process, during classes in Mathematics. For this, interviews were conducted with teachers who worked in this course, applied a questionnaire to the students and analyzed the didactic materials. It was observed that it is possible to apply an interdisciplinary curriculum, involving Mathematics and the various curricular components, through a contextualized approach.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Educação Matemática Pesquisa permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais). Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino técnico-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectIntegrated teaching-
Título: dc.titleCurrículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.-
Título: dc.titleCurriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.