
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Andréa Lisly | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Andréa Lisly | - |
| Autor(es): dc.contributor | Chaves, Cláudia Maria das Graças | - |
| Autor(es): dc.contributor | Graça Filho, Afonso de Alencastro | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Carlos Gabriel | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marquese, Rafael de Bivar | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Welber Luiz Dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13824 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014926 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo do século XIX, o mundo atlântico, especialmente sua porção oeste, passava por um momento de readaptação da instituição escravista em decorrência de um novo mundo industrial expansivo desde a centúria anterior. A economia de plantation, devido à demanda ampliada por bens de primeira necessidade no universo gerado pelo capitalismo internacional, revigorou-se para produzir algodão para o vestuário, açúcar para a alimentação e café para manter os trabalhadores acordados. Em meio a tal cenário, todas as economias, independentemente de seu fundamento, de subsistência a “industrial” agroexportador ou industrial fabril, adotaram, mais cedo ou mais tarde, o meio de transporte definido pela Grã-Bretanha como o modelo hegemônico a partir da década de 1820. As estradas de ferro se difundiram globalmente e, em cada economia, assumiram um papel que poderia ser de modernização de infraestrutura viária – sob múltiplas implicações internas e externas – ou, também, de modernização industrial ferroviária – sob múltiplas implicações internas e externas. A tese central deste trabalho reside nos fenômenos iniciados na década de 1830, em que o nordeste dos Estados Unidos da América desenvolveu uma cultura ferroviária particular, em contraposição à cultura europeia liderada pela Grã-Bretanha. Nesse contexto, o Império do Brasil, como uma economia de base agroexportadora e de subsistência do mercado interno e para o meio produtivo de plantation, assumiu o papel de importador de engenheiros e bens de capital, sobretudo norteamericanos, para construir sua malha ferroviária. | - |
| Descrição: dc.description | Throughout the 19th century, the Atlantic world, especially its western portion, was going through a period of readaptation of the slavery institution in view of a new expansive industrial world, since the previous century. The plantation economy, due to the increased demand for essential goods in the universe made by the international capitalism, has been reinvigorated to produce cotton for clothing, sugar for food and coffee to keep workers awake. In the midst of such a scenario, all economies, regardless of their background, from subsistence to “industrial” agro-exporters or industrial manufactories, sooner or later adopted the transport technology which Britain defined as the hegemonic model to be adopted from the 1820s onwards. Railways/railroads spread globally and, in each economy, assumed a role that could be the modernization of road infrastructure – with multiple internal and external implications – or, also, industrial rail modernization – with multiple implications, internal and external. The central thesis of this work lies in the phenomena that started in the 1830s, in which the northeastern United States of America developed a particular railroad culture, in contrast to European culture, led by Great Britain. In this context, the Empire of Brazil, as an agro-export economy and subsistence of the domestic market and for the productive plantation environment, assumed the role of importer of engineers and capital goods mainly from the United States to build its railroad network. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 22/09/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura material - séc. XIX | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História universal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferrovias | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil - história - império | - |
| Título: dc.title | American Way of Rails : tecnologia e a construção da Estrada de Ferro D. Pedro II em perspectiva atlântica e no contexto da segunda escravidão (1835-1889). | - |
| Título: dc.title | American Way of Rails : technology and the building of the D. Pedro II Railroad in an Atlantic perspective and in the second slavery context (1835-1889). | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: