A ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGouveia, Pedro Nunes-
Autor(es): dc.creatorSantos, Flávia Carolini Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2018-03-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9716-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014919-
Descrição: dc.descriptionA linguagem do conhecimento foi alterada para aquela que mais se aproximou dos interesses do capital privado, prejudicando o fomento da crítica e do pensamento heterodoxo nas metodologias pedagógicas, substituindo-as pelo simples racionalismo positivista - entusiasta aos burgueses - ao sacralizar a industrialização e o progresso capitalista pela técnica e pela ciência. Não somente a educação, mas gradativamente, grande parte do processo formativo no Brasil, têm sido vítimas de ameaças de diversas políticas e planos que potencializam a massificação cultural e extinguem as possibilidades de uma percepção mais crítica da sociedade. A partir dessa premissa, o presente artigo esforça-se em analisar e dissertar sobre os interesses e impactos de tais políticas, colocando sobre análise os malefícios das mesmas na formação da consciência humana e transmissão do conhecimento, principalmente no processo de objetivação quantitativa e privatização do sistema educacional público brasileiro. As reformas neoliberais não foram suficientes para promover a mudança que a educação necessitava, mas contribuíram para uma forma ideológica de ensino que resultou no principal desafio para as universidades do século XXI: como frear a invasão negativa das políticas econômicas nas instituições de ensino?-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsDisponível sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos Organizacionais <http://www.ec.ubi.pt/ec/ethicalpolicy.html>. Acesso em: 02 fev. 2017.-
Palavras-chave: dc.subjectSemiformação-
Título: dc.titleA ideologia na educação e didática brasileira : uma pedra no caminho para uma práxis libertadora.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.