Reflexões internacionais sobre as características decolonizadoras do Programa Etnomatemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20672-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2025.e2025014.id1604-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014873-
Descrição: dc.descriptionUma tendência comum em Educação Matemática é valorizar e respeitar os saberes e fazeres matemáticos locais em seu paradigma de pesquisas, que é um dos objetivos de processos decolonizadores. Assim, para melhor compreender como a etnomatemática se relaciona com a perspectiva decolonial do conhecimento matemático eurocêntrico, esse estudo objetivou compreender as reflexões de 12 participantes, que são investigadores brasileiros e internacionais, sobre essa relação, por meio da elaboração de categorias analíticas para um entendimento holístico desse fenômeno. Os resultados desta pesquisa qualitativa mostram que o processo decolonizador desencadeado pela Etnomatemática evoca um distúrbio que causa uma revisão de normas e regulamentos no processo de ensino e aprendizagem em Matemática ao propor um diálogo decolonizador do conhecimento matemático.-
Descrição: dc.descriptionOne common tendency in mathematics education is to value and respect local mathematical knowledge and practices in its research paradigm. This is one of the objectives of a decolonizing process. Thus, to better understand how ethnomathematics relates to the decolonial perspective found in Eurocentric mathematical knowledge, this study aimed to understand the reflections of 12 participants, who are Brazilian and international researchers, about this relation through the elaboration of analytical categories for an understanding of the holistic view of this phenomenon. The results of this qualitative research show that the decolonizing process triggered by ethnomathematics evokes a disturbance that causes a review of norms and regulations in the teaching and learning process of mathematics by proposing a decolonizing dialogue of mathematical knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste es un artículo de acceso abierto distribuido bajo los términos de la Licencia Internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional (CC BY NC ND 4.0), que permite el uso, distribución y reproducción en cualquier medio, siempre que se cite adecuadamente la obra original. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterísticas decolonizadoras-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização-
Palavras-chave: dc.subjectEtnomatemática-
Palavras-chave: dc.subjectGlocalização-
Palavras-chave: dc.subjectReflexões-
Título: dc.titleReflexões internacionais sobre as características decolonizadoras do Programa Etnomatemática.-
Título: dc.titleInternational reflections on the decolonizing characteristics of the Program Ethnomathematics.-
Título: dc.titleReflexiones internacionales sobre las características decolonizadoras del Programa Etnomatemáticas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.