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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Breynner Ricardo de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Luciano Campos da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mário, Camila Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosi, Vanessa de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19331 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014860 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa analisa trajetórias e contextos de implementação da Política de Cotas no Ifes, com base na Lei n. 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Analisa, ainda, a percepção dos implementadores sobre os efeitos desta política para a instituição e para o perfil discente. Resultante de amplos debates e conflitos de interesses, a lei estabeleceu a reserva mínima de 50% das vagas para ingresso nas universidades e instituições da Rede Federal, a partir de critérios como proveniência escolar e faixa de renda per capita. Subjacente a isso, destina-se a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência. Os dados, provenientes da análise documental, informações institucionais sobre matrículas no primeiro semestre de 2023 e da realização de 24 entrevistas, revelaram que a instituição possui um histórico de experiências relacionadas à adoção de cotas nos processos seletivos discentes, inclusive em um momento em que se configurava como Escola Técnica Federal. Não ocorreram resistências internas ou externas para implementação da Lei de Cotas, tendo em vista um contexto institucional mais permeável e favorável, devido à fundamentação legal. Contudo, por ocasião da inserção da reserva de vagas para PCDs, o contexto demonstrou-se desfavorável, a partir da manifestação de resistências internas. Embora a instituição tenha adotado, desde a implementação da lei, a reserva mínima de 50% das vagas, em 2023/01 foi constatado que essas vagas não foram totalmente ocupadas. Além disso, constatou-se que não foram implementadas sistematicamente ações de acompanhamento e monitoramento específicos da política. Destarte esses resultados, as entrevistas apontaram os efeitos das cotas para a instituição e para o perfil discente, alterando fluxos de trabalhos, imprimindo uma maior diversificação e complexidade das demandas estudantis, aumento de processos burocráticos, receio em relação a fraudes e efeitos adversos para os cursos de EJA. Ainda que mais diversa, plural e heterogênea, os entrevistados também ressaltaram a persistência de aspectos elitistas da instituição. A análise dos dados pautou Oliveira, Alves e Fichter Filho (2022); Oliveira e Peixoto (2021); Lotta (2019); Lotta, Pires e Oliveira (2015); Capella (2015), dentre outros autores. | - |
| Descrição: dc.description | This research analyzes trajectories and contexts of implementation of the Quota Policy at Ifes, based on Law n. 12.711/2012, known as the Quota Law. It also analyzes the implementer’s perceptions of this policy’s on the institution and the student profile. Resulting from extensive debates and conflicts of interests, the law established a minimum reserve of 50% of seats for admission to universities and institutions in the Federal Network based on criteria such as school origin and per capita income range. Additionally, it is aimed at self-declared Black, Mixed-race, Indigenous students and people with disabilities. The data, coming from documentary analysis, institutional information on enrollments in the first semester of 2023 and 24 interviews, revealed that the institution has a history of experiences related to the adoption of quotas in student selection processes, including at a time when configured as a Federal Technical School. There was no internal or external resistance to the implementation of the Quota Law, given a more permeable and favorable institutional context, due to the legal basis. However, when the reservation of vacancies for PWDs was introduced, the context proved to be unfavorable, due to the manifestation of internal resistance. Although the institution has adopted, since the implementation of the law, a minimum reserve of 50% vacancies, in 2023/01 it was found that these vacancies have not been fully occupied. Furthermore, it was found that specific follow-up and monitoring actions for the policy were not systematically implemented. In addition to these results, the interviews highlighted the effects of quotas on the institution and on the student profile, changing work flows, resulting in greater diversification and complexity of student demands, increased bureaucratic processes, fear of fraud and adverse effects on EJA students courses. Although more diverse, plural and heterogeneous, interviewees also highlighted the persistence of elitist aspects of the institution. Data analysis was guided by Oliveira, Alves and Fichter Filho (2022); Oliveira and Peixoto (2021); Lotta (2019); Lotta, Pires and Oliveira (2015); Capella (2015), among other authors. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 16/12/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Institutos federais de educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ciência e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espírito Santo - estado | - |
| Título: dc.title | Trajetórias e contextos de implementação da política de cotas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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