La Diosa y la Noche e o Cavalo de Santo : uma reflexão sobre dramaturgias negras sul-americanas.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPiegaz, Acevesmoreno Flores-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18367-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014836-
Descrição: dc.descriptionEste artigo se propõe a refletir sobre a dramaturgia negra do Pampa sul-americano no século XXI, a partir das obras La diosa y la noche: el musical de Rosa Luna (2017), do Uruguai, e Cavalo de Santo (2018), do Brasil, como produções literárias decoloniais potentes no “espaço cênico do Pampa”. Esta escrita inicialmente apresenta uma breve reflexão sobre a relação negritude/branquitude no contexto histórico dessa região; posteriormente, uma contextualização sobre o teatro negro através do trajeto do Teatro Experimental do Negro no Brasil e do Teatro Negro Independiente no Uruguai no século passado, enquanto precursores da cena negra. Na sequência são analisadas as obras citadas por meio de um cotejamento realizado com os aportes teóricos dos campos da literatura, teatro, história e sociologia, pautados pela perspectiva decolonial. Por fim, serão apresentadas as considerações finais sobre essa reflexão.-
Descrição: dc.descriptionThis paper intends to discuss the black dramaturgy from South American Pampa in the 21st century based on the plays La diosa y la noche: el musical de Rosa Luna (2017), from Uruguay, and Cavalo de Santo (2018), from Brazil, which are perceived as powerful decolonial literary productions in the “Pampa scenic space”. This paper is going to present a brief relation between blackness and whiteness in the historical context of this region. Afterwards, the discussions on black theatermthrough the Black Experimental Theater’s journey in Brazil and the Independent Black Theatre’s in Uruguay in the last century as forerunners of black productions in these contexts are going to be presented. Next, the two cited plays are going to be analyzed through the collation based on a decolonial perspective and theoretical thinking from the fields of Literature, Theater, History and Sociology. Ultimately, the final considerations on this paper are going be debated.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Communitas permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7540>. Acesso em: 01 ago. 2024-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro negro-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia negra-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectSul-americano-
Título: dc.titleLa Diosa y la Noche e o Cavalo de Santo : uma reflexão sobre dramaturgias negras sul-americanas.-
Título: dc.titleLa Diosa y la Noche e o Cavalo de Santo : thinking on black South American dramaturgies.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.