
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Guilherme da Silva | - |
| Autor(es): dc.contributor | Henrique, Alexandre Bagdonas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lima, Guilherme da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Luciana Drummond de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19746 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014818 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | As mudanças climáticas, intensificadas pelas ações antropogênicas, ameaçam o bem-estar humano e a saúde do planeta, um desafio importante da educação ambiental associada a essa temática se relaciona a produzir, ampliar e disseminar materiais didáticos que contemplem a complexidade deste assunto. O objetivo deste trabalho é, portanto, produzir o Jogo Científico “Salve o Planeta”, analisar os conceitos científicos que estão presentes nas cartas no jogo e com isso divulgar de maneira lúdica e consistente as informações relacionadas às mudanças climáticas. Vigotski foi utilizado como referencial teórico, principalmente suas colaborações sobre a formação e o desenvolvimento de conceitos. Os conceitos científicos estão presentes nas 300 cartas do jogo, são elas que fazem a dinâmica do jogo acontecer e estão separadas como cartas construtivas e cartas destrutivas. Fez-se, por conseguinte, a análise documental dessas cartas, pela qual, se categorizou os conhecimentos presentes no âmbito das ciências naturais, elencando 24 categorias presentes nas cartas construtivas e 21 categorias presentes nas cartas destrutivas. Observa-se, enfim, que estão contemplados eixos temáticos fundamentais tanto para a divulgação científica quanto para o desenvolvimento do assunto Mudanças Climáticas em sala de aula ou em espaços de educação não formal. | - |
| Descrição: dc.description | Climate change, intensified by anthropogenic actions, threatens human well- being and the health of the planet. An important challenge in environmental education related to this topic involves producing, expanding, and disseminating educational materials that address the complexity of the issue. Therefore, the objective of this work was to create the scientific game “Save the Planet”, analyze the scientific concepts present in the game’s cards, and, through this, disseminate climate change-related information in an engaging and consistent manner. Vigotski was used as the theoretical framework, particularly his contributions to the formation and development of concepts. Scientific concepts are embedded in the 300 cards of the game, which drive the game’s dynamics and are divided into constructive cards and destructive cards. A documentary analysis of these cards was conducted, categorizing the knowledge within the realm of natural sciences, identifying 24 categories in the constructive cards and 21 categories in the destructive cards. Ultimately, it is observed that fundamental thematic axes are addressed, both for scientific dissemination and for the development of the topic of climate change in the classroom or in informal educational settings. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 03/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mudanças climáticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
| Título: dc.title | “Salve o Planeta” : jogo colaborativo para divulgação e produção dos conceitos relacionados às mudanças climáticas e ações antropogênicas. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: