Um estudo de contexto para a implementação de aplicativos como materiais didáticos digitais.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlves, Marcus Vinícius Vieira-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, José Luiz Vila Real-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-28-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19639-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014783-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho visa a apresentar os resultados de uma investigação sobre a viabilidade da utilização de aplicativos para a aprendizagem de inglês como língua estrangeira no segundo ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública do estado de Minas Gerais, Brasil. O referencial teórico consultado está alinhado com o Manifesto Programático da Pedagogia dos Multiletramentos, de Cope et al. (2009). Conta, ainda, com ponderações de estudiosos brasileiros que versam sobre a Educação Remota e o Ensino Híbrido nos mais variados contextos brasileiros, tais como Menezes (2014), Bacich et al. ( 2 0 1 5 ) , M o r a n ( 2 0 1 7 ) e Nascimento (2017). Os voluntários responderam a um questionário eletrônico em que ofereceram informações sobre o contexto escolar em que estudavam no período anterior à pandemia de covid-19 e sobre suas expectativas em relação a uma eventual introdução de aplicativos como materiais didáticos adicionais em sua rotina escolar. Em seguida, os pesquisadores analisaram o quadro geral das respostas, na intenção de obter dados potencialmente pertinentes para o desenvolvimento de uma estratégia de Ensino Híbrido que fosse adequada para o uso de aplicativos na unidade escolar. Os resultados preliminares indicam boa aceitação por parte do corpo discente em relação à introdução de tecnologias digitais em sua escola e reforçam o potencial dos aplicativos como promotores do engajamento estudantil no Ensino Híbrido. O trabalho obedeceu a todas as exigências da legislação nacional referente às investigações científica com seres humanos.-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to p r e s e n t t h e r e s u l t s o f a n investigation into the feasibility of using applications for learning English as a foreign language in the second cycle of elementary school in a public institution in the state of Minas Gerais, Brazil. The theoretical framework consulted is in line with the Pedagogy of Multiliteracies, by Cope et al. ( 2 0 0 9 ) . I t a l s o c o u n t s o n considerations from Brazilian scholars who deal with Remote Education and Blended Learning in the most varied Brazilian contexts, such as Menezes (2014), Bacich et al. (2015), Moran (2017) and Nascimento (2017). The volunteers answered an electronic questionnaire in which they offered information about the school context in which they studied in the period before the covid-19 p a n d em i c a n d a b o u t th ei r expectations regarding the eventual introduction of applications as additional teaching materials in their school routine. Then, the researchers analyzed the general picture of the responses, with the intention of obtaining potentially relevant data for the development of a Hybrid Teaching strategy that would be suitable for the use of applications in the school unit. Preliminary results indicate good acceptance by the students in relation to the introduction of digital technologies in their school and reinforce the potential of applications as promoters of student engagement in Blended Learning. The work complied with all the requirements of the Brazilian legislation regarding scientific investigations involvin human beings.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Revista Linguística Rio permite remixagem, adaptação e criação a partir da obra, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a nova criação não seja usada para fins comerciais (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/6758>. Acesso em: 01 nov. 2024.-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino híbrido-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectMultiletramentos-
Título: dc.titleUm estudo de contexto para a implementação de aplicativos como materiais didáticos digitais.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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