
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Maria Auxiliadora Monteiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Inajara de Salles Viana | - |
| Autor(es): dc.creator | Paschoalino, Jussara Bueno de Queiroz | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Solange | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:25Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:25Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10362 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014779 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo objetiva analisar dados quantitativos, referentes ao trabalho docente, que foram coletados por uma pesquisa do Observatório da Educação (OBEDUC), iniciada em 2010 e concluída em 2014, em uma conceituada e tradicional instituição de Educação Profissional, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Neste sentido, este texto está centrado na apresentação da investigação realizada pelo Núcleo de Pesquisa, sediado na PUC-Minas, que investigou a formação/profissionalização e o trabalho dos docentes dessa instituição, localizada em Belo Horizonte. Nessa perspectiva, atividades e aspectos importantes relativos ao ofício do professor relacionados ao fazer desse profissional, no que tange à prática pedagógica e que extrapolam a prática da docência, tanto são explicitados e analisados, quanto evidenciados nas suas fragilidades, dificuldades, avanços e superações. A análise dos dados envolveram sete aspectos, a saber: Disciplinas lecionadas; Plano de ensino; Técnicas e Recursos didáticos utilizados na prática docente; Avaliação discente; Prática Docente; Questões que impactam negativamente o trabalho docente; Motivos que levam o professor a sentir o bem-estar. | - |
| Descrição: dc.description | This paper aims to analyze quantitative data, related to teachers work, collected in a research from Observatory on Education (Observatório da Educação-OBEDUC), started in 2010 and finished in 2014, in a traditional institution of professional education, linked to Federal Network of Professional Scientific and Technological Education (Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica- RFEPCT). This work presents the investigation of educational qualification /professionalization and of teacher’s performance, accomplished by the Research Center based on PUC-Minas, Belo Horizonte. In this perspective, activities and important aspects associated with the teacher occupation, in what concerns the pedagogical practice and that overcome this practice, are exposed, analyzed and evidenced in their fragilities, difficulties, advances, and overcomes. The data analysis involved seven aspects: subjects taught; educational plan, didactic techniques, and resources used by teachers; student evaluation; teaching practice; situations that negatively impact the teacher’s performance and reasons related to teacher welfare. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | O autor de artigos publicados pela revista Crítica Educativa mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento. Fonte: Crítica Educativa <http://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 23 jan. 2018. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
| Título: dc.title | Trabalho docente : uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica. | - |
| Título: dc.title | Teaching work : a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: