O Quiz Interativo Digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em conceitos nucleares do Cálculo I.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAnjos, Isabela Matias dos-
Autor(es): dc.creatorMartins, Eder Marinho-
Autor(es): dc.creatorReis, Frederico da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19425-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a13-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014664-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta uma pesquisa que objetivou identificar as dificuldades de aprendizagem em Cálculo I evidenciadas pelo Quiz Interativo Digital (QID). A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou uma pesquisa com alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O QID foi desenvolvido em um ambiente de programação visual e aplicado por meio dos celulares dos alunos em 3 etapas: Limites e Continuidade; Derivadas; Integrais. Os resultados apontam que uma grande parte das dificuldades podem ser associadas às dificuldades relacionadas a conteúdos da Educação Básica, especialmente, no caso de limites e continuidade. Outra parte bastante significativa das dificuldades recai sobre as aplicações matemáticas, especialmente, no caso de derivadas e integrais. Nas conclusões, ressaltamos a importância de um ensino de Cálculo I focado não somente na aplicação de regras, mas que também privilegie a interpretação, a representação e a aplicação dos conceitos nucleares do Cálculo I-
Descrição: dc.descriptionThis article presents research that aimed identifying learning difficulties in Calculus I highlighted by the Digital Interactive Quiz (DIQ). The qualitative research methodology encompassed research with Mathematics undergraduate and graduate students from Universidade Federal de Ouro Preto. The DIQ was developed in a visual programming environment and applied in 3 steps through the students' cell phones: Limits and Continuity; Derivatives; Integrals. The results indicate that a great part of difficulties might be related to basic education subjects, especially regarding limits and continuity. Another substantial part of difficulties is in mathematical applications, especially regarding derivatives and integrals. In the conclusions, we highlight the importance of a Calculus I teaching focused not only in the application of rules, but also an teaching which benefits the interpretation, representation and application of core concepts of Calculus I.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Cálculo-
Palavras-chave: dc.subjectQuiz Interativo Digital-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de aprendizagem-
Título: dc.titleO Quiz Interativo Digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em conceitos nucleares do Cálculo I.-
Título: dc.titleThe Digital Interactive Quiz in identifying learning difficulties in core concepts of Calculus I.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.