Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Anjos, Isabela Matias dos | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Eder Marinho | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Frederico da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19425 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.26843/rencima.v14n2a13 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014664 | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma pesquisa que objetivou identificar as dificuldades de aprendizagem em Cálculo I evidenciadas pelo Quiz Interativo Digital (QID). A metodologia de pesquisa qualitativa contemplou uma pesquisa com alunos de Licenciatura e de Bacharelado em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto. O QID foi desenvolvido em um ambiente de programação visual e aplicado por meio dos celulares dos alunos em 3 etapas: Limites e Continuidade; Derivadas; Integrais. Os resultados apontam que uma grande parte das dificuldades podem ser associadas às dificuldades relacionadas a conteúdos da Educação Básica, especialmente, no caso de limites e continuidade. Outra parte bastante significativa das dificuldades recai sobre as aplicações matemáticas, especialmente, no caso de derivadas e integrais. Nas conclusões, ressaltamos a importância de um ensino de Cálculo I focado não somente na aplicação de regras, mas que também privilegie a interpretação, a representação e a aplicação dos conceitos nucleares do Cálculo I | - |
Descrição: dc.description | This article presents research that aimed identifying learning difficulties in Calculus I highlighted by the Digital Interactive Quiz (DIQ). The qualitative research methodology encompassed research with Mathematics undergraduate and graduate students from Universidade Federal de Ouro Preto. The DIQ was developed in a visual programming environment and applied in 3 steps through the students' cell phones: Limits and Continuity; Derivatives; Integrals. The results indicate that a great part of difficulties might be related to basic education subjects, especially regarding limits and continuity. Another substantial part of difficulties is in mathematical applications, especially regarding derivatives and integrals. In the conclusions, we highlight the importance of a Calculus I teaching focused not only in the application of rules, but also an teaching which benefits the interpretation, representation and application of core concepts of Calculus I. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Este artigo está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Cálculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quiz Interativo Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | - |
Título: dc.title | O Quiz Interativo Digital na identificação de dificuldades de aprendizagem em conceitos nucleares do Cálculo I. | - |
Título: dc.title | The Digital Interactive Quiz in identifying learning difficulties in core concepts of Calculus I. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: