Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Souza, Perciliany Martins de | - |
Autor(es): dc.creator | Rosário, Nacha Samadi Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Pinto, Kelerson Mauro de Castro | - |
Autor(es): dc.creator | Assunção, Poliana Elisa | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fernando Luiz Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Bearzoti, Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gabriela Guerra Leal de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13618 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1155/2020/6387839 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014640 | - |
Descrição: dc.description | We evaluated the effect of physical training, stress, anthropometric measures, and gender upon the reactivity and recovery of the heart rate variability (HRV) during a cardiorespiratory test. Professors (N = 54) were evaluated using the following: physical training: time, frequency, and length of physical exercise; resting heart rate (HR); maximum HR; and recovery HR; stress: stress symptoms, work stress, vital events, and perceived stress; anthropometric measures: body mass index, waist circumference (WC), waist-hip ratio (WHR), and fat percentage (FP); and HRV before, during, and after the test. The HRV decreased during and increased after the test. Increased recovery HR was associated with the decreased vagal output during the test, and decreased recovery HR was associated with the increased posttest vagal input. The higher the work control and stress symptoms of men and the higher the perceived stress for both genders, the lower the vagal output during the test. The lower stress symptom and work control of men and the lower work demand of women were associated with the posttest vagal increase. The increased WC and decreased WHR of men were associated with the lower vagal output during the test and the lower posttest vagal increase. The lower FP also was associated with the greater recovery. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: o PDF do artigo. | - |
Título: dc.title | Vagal flexibility during exercise : impact of training, stress, anthropometric measures, and gender. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: