Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Thiago | - |
Autor(es): dc.creator | Carneiro, Luiz Gustavo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Gustavo Henrique Costa de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19417 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014618 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo se propõe estudar duas práticas pedagógicas que têm sido incorporadas ao ensino da matemática no Brasil nos últimos anos. Iremos investigar a evolução dessas ferramentas, destacando como elas influenciaram a maneira como o conhecimento matemático é transmitido e adquirido. O foco principal estará em como os recursos digitais impulsionaram o surgimento e a consolidação de metodologias de ensino interativas e dinâmicas, oferecendo aos estudantes experiências de aprendizagem mais envolventes e personalizadas. Essa reflexão é fundamental para inspirar a criação de abordagens educacionais mais cativantes e métodos de ensino mais envolventes, buscando aperfeiçoar o aprendizado e o ensino da matemática. Ao compreendermos as nuances dessas transformações, estaremos mais preparados para construir um futuro onde a tecnologia atue como aliada fundamental na preparação dos alunos para os desafios que se apresentam. | - |
Descrição: dc.description | This study aims to examine two pedagogical practices that have been incorporated into the teaching of mathematics in Brazil in recent years. We will investigate the evolution of these tools, highlighting how they have influenced the way mathematical knowledge is transmitted and acquired. The central emphasis will be on how digital resources have driven the rise and establishment of interactive and dynamic teaching approaches, providing students with increasingly engaging and customized learning experiences. This reflection is crucial to inspire the creation of more captivating educational approaches and more engaging teaching methods, aiming to enhance the learning and teaching of mathematics. By comprehending the intricacies of these changes, we will be more equipped to construct a future in which technology serves as a primary companion in readying students for the challenges ahead. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor da obra original (CC BY). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8786> . Acesso em: 01 nov. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Título: dc.title | Da lousa ao tablet : explorando a transformação do ensino em Matemática. | - |
Título: dc.title | From blackboard to tablet : exploring the transformation of Mathematics education. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: