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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Antunes, Leandra Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Antunes, Leandra Batista | - |
Autor(es): dc.contributor | Brasileiro, Ada Magaly Matias | - |
Autor(es): dc.contributor | Novais, Ana Elisa Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Neiva, Leidiane Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18691 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014580 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo analisa as propostas de produção textual nos Planos de Estudos Tutorados (PET) com base na visão sociointeracional da linguagem e também com relação aos critérios avaliados na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os PET foram os materiais didáticos disponibilizados às escolas públicas de Minas Gerais durante o período de isolamento social, na pandemia por Coronavírus (2020-2021). Nesse cenário, a exclusividade dos PET nas escolas públicas suscitou preocupações relacionadas à equidade educacional e levantou a hipótese de que esses alunos não estariam bem preparados para a produção textual ou para a redação do ENEM. Para investigar isso, a metodologia envolveu a análise documental e de conteúdo dos PET do Ensino Médio Regular de Minas Gerais(2020) juntamente com o Manual do Corretor da Redação do Enem (2020), com foco na comparação entre as orientações para produção textual nos PET e os critérios de avaliação da redação do Enem. À luz de autores como Antunes (2003, 2006, 2009), Bunzen (2006), Bakhtin (2003), Marcuschi (1999, 2008, 2012) e Geraldi (2011, 2013), realizamos análise minuciosa de todos os volumes dos PET de cada série do Ensino Médio e evidenciamos tanto a não adoção do ensino de produção textual baseado na visão sociointeracional da linguagem quanto a falta de preparação específica para a redação do Enem e sua avaliação. Além disso, a análise revelou lacunas significativas nos conteúdos do material, que não abordam adequadamente a norma culta, a estrutura e a argumentação exigidas na redação do exame, impactando negativamente o desempenho dos alunos. Para reforçar o impacto desse material, a pesquisa também examinou os microdados do Enem de 2018 a 2021, destacando variações no desempenho dos alunos antes e durante a pandemia. Com isso, observamos um aumento no desempenho na redação do ENEM entre 2018 e 2019, seguido por um crescimento modesto entre 2019 e 2020, e uma desaceleração entre 2020 e 2021, refletindo, assim, os desafios do ensino remoto e os impactos do isolamento social. Em paralelo, a comparação entre as notas dos alunos de escolas públicas e privadas evidenciou uma disparidade significativa, com resultados inferiores nas escolas públicas. Além disso, as notas de competências relacionadas à argumentação e norma culta declinaram, enquanto aquelas relacionadas a técnicas de memorização e estratégias baseadas em esquemas prontos de texto melhoraram. Finalmente, os resultados mostraram como o ensino da linguagem pode ser considerado um ato político na busca por uma educação comprometida com o desenvolvimento integral dos alunos, indo além das simples métricas de desempenho escolar: destacando a necessidade de uma abordagem pedagógica que contemple as competências do ENEM de forma efetiva, porém por meio de uma prática textual que vá além das regras gramaticais e considere a interação e contextualização social, preparando os alunos não só para o ENEM, mas também para ele. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes the textual production proposals in the Tutored Study Plans (PET) based on the socio-interactional view of language and also in relation to the criteria evaluated in the writing of the National High School Exam (ENEM). The PET were the teaching materials made available to public schools in Minas Gerais during the period of social isolation in the Coronavirus pandemic (2020-2021). In this scenario, the exclusivity of PET in public schools raised concerns related to educational equity and raised the hypothesis that these students would not be well prepared for textual production or the ENEM essay. To investigate this, the methodology involved document and content analysis of the PET of the Regular High School of Minas Gerais (2020) together with the Manual do Corretor da Redação do ENEM (2020), focusing on the comparison between the guidelines for textual production in the PET and the evaluation criteria for the ENEM writing evaluation. In the light of authors such as Antunes (2003, 2006, 2009), Bunzen (2006), Bakhtin (2003), Marcuschi (1999, 2008, 2012) and Geraldi (2011, 2013), we carried out a detailed analysis of all the volumes of the PET for each high school grade and found that the teaching of textual production based on a socio-interactional view of language was not adopted, as was the lack of specific preparation for the ENEM writing evaluation and its assessment. In addition, the analysis revealed significant gaps in the material's content, which does not adequately address the cultured norm for writing, structure and argumentation required in the writing exam, negatively impacting the students' performance. To reinforce the impact of this material, the research also examined ENEM results’ microdata from 2018 to 2021, highlighting variations in student performance before and during the pandemic. As a result, we saw an increase in ENEM writing performance between 2018 and 2019, followed by modest growth between 2019 and 2020, and a slowdown between 2020 and 2021, thus reflecting the challenges of remote education and the impacts of social isolation. At the same time, the comparison between the scores of students from public and private schools showed a significant disparity, with lower results in public schools. In addition, scores for skills related to argumentation and the cultured norm declined, while those related to memorization techniques and strategies based on ready-made text schemes improved. Finally, the results showed how language teaching can be considered a political act in the search for an education committed to the integral development of students, going beyond simple school performance metrics: highlighting the need for a pedagogical approach that effectively addresses the ENEM competencies, but through a textual practice that goes beyond grammatical rules and considers social interaction and contextualization, preparing students not only for the ENEM, but also for it. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
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Palavras-chave: dc.subject | Textos - escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planos de estudos tutorados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exame Nacional do Ensino Médio - Brasil | - |
Título: dc.title | Desafios no ensino de escrita em meio à pandemia : uma análise das propostas de produção textual nos Planos de Estudos Tutorados (PET) do ensino médio regular de Minas Gerais (2020) e as implicações na preparação para a redação do ENEM. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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