Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Hércules Tolêdo | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Daniela Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Nair Prata Moreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16938 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2022v16n1p150-168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014546 | - |
Descrição: dc.description | Tendo como premissa os estudos de Freire (2013), Menezes e Quintanilha (2009), Alves e Lopes (2019) e Avelar, Prata e Martins (2018), que investigaram as dinâmicas envolvendo o podcast e suas aplicações, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), inseridos no contexto de duas disciplinas, modalidade EaD, relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos. A pesquisa buscou analisar a importância do recurso tecnológico podcast (incluindo o videocast) para o ensino e aprendizagem. Justifica-se a escolha por esta temática tendo em vista o contexto tecnológico em que se encontram os alunos e a possibilidade que a educação a distância tem de usar conteúdo digital disponível na rede. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo on-line. Os dados foram coletados a partir de um questionário desenvolvido via Google Forms, aplicado aos discentes e analisados de forma descritiva e analítica. Os resultados indicam que a maioria dos alunos assistem a vídeos na internet, e uma parcela menor também ouve podcasts. Os dados também evidenciam que os podcasts ainda estão se popularizando, pelo menos entre os usuários da amostra. Os resultados ainda demonstram a importância dos vídeos e podcasts como instrumentos educativos, principalmente na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC no ensino presencial e o aproveitamento de recursos disponíveis na rede de computadores para a educação a distância, capazes de promover o aprendizado. | - |
Descrição: dc.description | Based on the studies of Freire (2013), Menezes and Quintanilha (2009), Alves and Lopes (2019) and Avelar, Prata and Martins (2018), who investigated the dynamics involving the podcast and its applications, this work presents the results from a research carried out with students from the Computer Science and Electrical Engineering courses at the Federal University of Ouro Preto (UFOP), inserted in the context of two disciplines, EaD modality, related to the reading and production of academic texts. The research sought to analyze the importance of the technological resource podcast (including videocast) for teaching and learning. The choice for this theme is justified in view of the technological context in which the students are and the possibility that distance education has to use digital content available on the network. The methodology adopted was bibliographic research and online field research. Data were collected from a questionnaire developed via Google Forms, applied to students and analyzed in a descriptive and analytical way. The results indicate that most students watch videos on the internet, and a smaller proportion also listen to podcasts. The data also show that podcasts are still becoming popular, at least among the sample users. The results also demonstrate the importance of videos and podcasts as educational tools, especially in the integration of Digital Information and Communication Technologies - TDIC in face-to-face teaching and the use of resources available on the computer network for distance education, capable of promoting learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/912>. Acesso em: 27 set. 2022. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Videocasts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita | - |
Título: dc.title | Podcasts na educação a distância : possibilidades pedagógicas e desafios a partir da experiência. | - |
Título: dc.title | Podcasts in distance education : pedagogical possibilities and challenges from experience. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: