O ensino de história entre trajetórias e epistemologias : o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMotta, Miriam Hermeto de Sá-
Autor(es): dc.creatorPereira, Mateus Henrique de Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2015-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014489-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um estudo de caso que tem como objetivo contribuir para as discussões relativas às “práticas cotidianas”, em dois contextos muito precisos: o da formação de professores de história e o da sua atuação na educação básica. As análises que se apresentam foram produzidas com base na comparação entre um questionário qualitativo aplicado para turmas de estudantes que realizavam estágio supervisionado e o material didático produzido por eles, que compunha o trabalho final da licenciatura. Os pontos centrais observados no estudo foram as dificuldades de mobilização de conhecimentos teórico-metodológicos na realização de atividades práticas de docência e as contradições entre discurso e prática na ação dos professores em formação. Tais conclusões nos remetem à reflexão sobre as dimensões cotidianas do ofício docente, em nível de graduação (os formadores de professores) e de educação básica (os professores em formação).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsO periódico Saeculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais, desde que a primeira publicação seja no periódico. Fonte: Saeculum <http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/srh/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 01 fev. 2017.-
Título: dc.titleO ensino de história entre trajetórias e epistemologias : o desafio cotidiano de articular teoria e prática na formação do professor de história.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.