
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Evandro Marques de Menezes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Ronaldo Adriano Ribeiro da | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Evandro Marques de Menezes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Zama, Uyrá dos Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Priscilla Neto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14889 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014482 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | No momento em que se observa uma necessidade de atualização nas práticas pedagógicas docentes, principalmente no que diz respeito às metodologias utilizadas em sala de aula, é importante a escolha de estratégias e recursos didáticos que incentivem a aprendizagem, para que os alunos reconheçam a importância da ciência em seu cotidiano. Visando fornecer um material de apoio e de mediação tecnológica ao professor no ensino de doenças parasitárias para o Ensino Fundamental, com enfoque em Educação em Saúde, o objetivo geral do trabalho foi construir uma plataforma digital com sugestões de conteúdos e formas de aplicá-los utilizando a Metodologia Ativa de Sala de Aula Invertida, modelo de ensino que incentiva a instrução online e a reestruturação do tempo em sala de aula, pelo qual o professor desloca sua atenção para os aprendizes e para a aprendizagem, o que, consequentemente, favorece a mediação no processo de ensino. Os objetivos específicos foram selecionar estratégias para trabalhar conteúdos digitais sobre parasitologia desenvolvendo competências e auxiliar o processo de alfabetização tecnológica de professores e estudantes no contexto da sala de aula digital, tanto no ensino presencial quanto telepresencial, selecionando e oferecendo um repertório de conteúdos digitais sobre parasitologia de qualidade e rigor científico. Espera-se que, neste processo, a nossa proposta possa agregar estratégias interessantes para a promoção do desenvolvimento de competências no âmbito digital e contribuir para uma educação em saúde de forma inovadora e dinâmica, atendendo aos preceitos da metodologia ativa. | - |
| Descrição: dc.description | At a time when there is a need to update pedagogical teaching practices, especially regarding methodologies used in the classroom, it is important to choose didactic strategies and resources that encourage learning, so that students recognize the importance of science in their everyday life. Aiming to provide support material and technological mediation to the teacher in the teaching of Parasitic Diseases for Elementary School, with a focus on Health Education, the general objective of the work was to build a digital platform with suggestions of content and ways to apply them using the Flipped Classroom Methodology, a teaching model that encourages online instruction and the restructuring of classroom time, whereby the teacher shifts his attention to learners and learning, which, consequently, favors mediation in the teaching process. The specific goals were to select strategies to work on digital content on parasitology, developing skills and assisting the process of technological literacy of teachers and students in the context of the digital classroom, both in face-to-face and remote teaching, selecting and offering a repertoire of digital content on parasitology with quality and scientific rigor. It is hoped that, in this process, our proposal can add interesting strategies to promote the development of skills in the digital sphere and contribute to an innovative and dynamic health education, meeting the precepts of the active methodology. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 06/04/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doença parasitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | - |
| Título: dc.title | Sala de aula invertida e o ensino de parasitologia : mediação utilizando uma plataforma digital. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: