Reflexões sobre a prática pedagógica das professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais - SRM : desvelando a experiência de formação atreladas ao uso de tecnologias.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorPaulo, Jacks Richard de-
Autor(es): dc.contributorDainese, Carlos Alberto-
Autor(es): dc.contributorMengalli, Neli Maria-
Autor(es): dc.creatorGomes, Cristiane Patricia Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18544-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014461-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo avaliar a formação inicial e continuada de três professoras atuantes nas Salas de Recursos Multifuncionais, com foco no uso da Tecnologia Assistiva. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar o uso da Tecnologia Assistiva nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) de duas escolas da cidade Mariana-MG, bem como avaliar a formação inicial e continuada das professoras que lecionam nesse ambiente. Uma hipótese subjacente é que a deficiência na formação em Tecnologias Assistivas pode dificultar a efetiva integração dessas tecnologias na prática educacional. Para isso, foram elencados os objetivos específicos que incluem conhecer a realidade profissional das professoras, refletir sobre suas práticas pedagógicas, analisar sua formação inicial e continuada, verificar a integração de recursos computacionais e de tecnologias assistivas nessa formação, comparar as experiências das participantes e avaliar o uso de tecnologias assistivas nas salas de recursos multifuncionais. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, utilizando entrevistas semiestruturadas e análise documental. A pesquisa se baseia em teses e dissertações do Banco de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2008 a 2023. O estudo foi conduzido em uma instituição municipal de Mariana, MG, com coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturada com três docentes efetivas da rede municipal. A seleção das participantes considerou critérios como consentimento voluntário, efetividade na rede de ensino e tipo de sala de recursos disponível Tipo I e Tipo II. Os resultados indicam que a formação inicial e continuada é inadequada para abordar as tecnologias na educação inclusiva, especialmente as tecnologias assistivas, evidenciando a necessidade de ampliação do conhecimento nessa área. Também destacam o comprometimento das professoras em buscar formação complementar e a necessidade de integração das tecnologias na educação. Por fim, e não menos importante, aponta para a importância do investimento público na melhoria da formação inicial e continuada. Esta pesquisa representa uma contribuição significativa para a literatura científica, pois oferece uma análise detalhada e atualizada sobre a aplicação das tecnologias assistivas nas salas de recursos multifuncionais. Ao explorar esta temática, o estudo não apenas aborda a importância dessas tecnologias para a educação inclusiva, mas também identifica desafios específicos relacionados à sua implementação e utilização eficaz.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to evaluate the initial and continuing education of three teachers working in Multifunctional Resource Rooms, focusing on the use of Assistive Technology. The main objective of this research was to evaluate the use of Assistive Technology in the Multifunctional Resource Rooms (MRR) of two schools in the city of Mariana-MG, as well as to assess the initial and continuing education of the teachers teaching in this environment. An underlying hypothesis is that deficiency in training in Assistive Technologies may hinder the effective integration of these technologies into educational practice. To do this, specific objectives were listed, including understanding the professional reality of the teachers, reflecting on their pedagogical practices, analyzing their initial and continuing education, verifying the integration of computer resources and assistive technologies in this education, comparing the experiences of the participants, and evaluating the use of assistive technologies in multifunctional resource rooms. The methodology adopted is qualitative and descriptive, using semi-structured interviews and documentary analysis. The research is based on theses and dissertations from the CAPES Theses and Dissertations Bank, from 2008 to 2023. The study was conducted at a municipal institution in Mariana, MG, with data collection carried out through semi-structured interviews with three effective teachers from the municipal network. The selection of participants considered criteria such as voluntary consent, effectiveness in the teaching network, and the type of resource room available Type I and Type II. The results indicate that initial and continuing education is inadequate to address technologies in inclusive education, especially assistive technologies, highlighting the need for expanded knowledge in this area. They also highlight the commitment of teachers to seek complementary education and the need for integration of technologies in education. Finally, and no less importantly, it points to the importance of public investment in improving initial and continuing education. This research represents a significant contribution to the scientific literature, as it offers a detailed and updated analysis of the application of assistive technologies in multifunctional resource rooms. By exploring this theme, the study not only addresses the importance of these technologies for inclusive education but also identifies specific challenges related to their implementation and effective use.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Título: dc.titleReflexões sobre a prática pedagógica das professoras que atuam nas salas de recursos multifuncionais - SRM : desvelando a experiência de formação atreladas ao uso de tecnologias.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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