Uma ferramenta para orientar e mapear sequências didáticas fundamentadas em questões sociocientíficas.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorVilas Boas, Maria Stela-
Autor(es): dc.creatorSantos, Bárbara Alice Piedade dos-
Autor(es): dc.creatorMozzer, Nilmara Braga-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20001-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96539-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014432-
Descrição: dc.descriptionAs questões sociocientíficas (QSC) vêm ganhando notoriedade no ensino de Ciências, por viabilizarem o ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, importantes para o posicionamento crítico e a promoção de ações frente às problemáticas presentes no cotidiano. Entretanto, os objetivos de aprendizagem almejados na abordagem de QSC no Ensino de Ciências têm tido pouca visibilidade nas pesquisas. Na presente pesquisa, propomos o aperfeiçoamento de uma ferramenta analítica para orientar e mapear propostas didáticas baseadas em QSC por meio de eixos norteadores e subcategorias representativas das características essenciais relacionadas aos objetivos de ensino subjacentes a essas propostas. Tal ferramenta atualizada foi utilizada na caracterização de sequências didáticas (SD) elaboradas por professores de Ciências em um curso de formação continuada. A análise desses dados permitiu inferir que, embora as SD apresentassem objetivos distintos, elas estavam embasadas, em maior ou menor grau, em uma perspectiva dos professores que objetivam um letramento científico crítico dos estudantes.-
Descrição: dc.descriptionSocio-scientific issues (SSI) have been gaining notoriety in Science teaching, as they enable the teaching of conceptual, procedural and attitudinal content, important for critical positioning and the promotion of actions in the face of problems present in everyday life. However, the learning objectives pursued in the SSI approach in Science Teaching have had little visibility in research. In this research, we propose the improvement of an analytical tool to guide and map teaching proposals based on SSI through guiding axes and subcategories representing the essential characteristics related to the teaching objectives underlying these proposals. This updated tool was used to characterize didactic sequences (DS) created by Science teachers in a continuing education course. The analysis of these data allowed us to infer that, although the DS had different objectives, they were based, to a greater or lesser extent, on the perspective of teachers who aim for students' critical scientific literacy.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectQuestões sociocientíficas-
Palavras-chave: dc.subjectCaracterização de sequências didáticas-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento científico-
Título: dc.titleUma ferramenta para orientar e mapear sequências didáticas fundamentadas em questões sociocientíficas.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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