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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Autor(es): dc.contributor | Coutrim, Rosa Maria da Exaltação | - |
Autor(es): dc.contributor | Torres, Marco Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor | Cunha, Maria Amália de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renata Lena de Lourdes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11671 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014407 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | As pesquisas sobre família, escola e inclusão revelam que as políticas de inclusão dos surdos mudaram no Brasil a partir da década de 2000. Tais políticas enfatizam que família e escola precisam se envolver ativamente para que os estudantes surdos realmente sejam incluídos, assim como aqueles com outras deficiências. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar como se configura a relação da família e da escola no processo de inclusão de estudantes surdos em uma cidade no interior de Minas Gerais. Seus objetivos específicos foram analisar as dificuldades vivenciadas pelas famílias e pelas escolas, investigar as práticas educativas das famílias e das escolas selecionadas, e analisar o processo de escolarização/socialização do surdo. Sob a perspectiva qualitativa, a pesquisa privilegiou a entrevista compreensiva a duas mães de estudantes surdos e o questionário aplicado a dois diretores e duas professoras selecionadas, de duas escolas da cidade. O material produzido foi transcrito e analisado. Concluiu-se que, embora esses estudantes estejam amparados pelas leis, elas não estão sendo cumpridas. Com isso, escolas e famílias fazem o possível para incluir esses estudantes dentro das possibilidades disponíveis. Nesse sentido, percebe-se que essa temática merece maior atenção e, portanto, cabe analisar como essas instituições estão reagindo às mudanças nas políticas públicas de inclusão e se adequando a elas. | - |
Descrição: dc.description | Research about family, school and inclusion reveals that deaf inclusion policies have changed in Brazil since the 2000s. Such policies emphasize that family and school need to be actively involved so that deaf students are really included, as well as those with other disabilities. This research had as general objective analyzed how the school and family’s relation is configured in the process of inclusion of deaf students in a city in the countryside of Minas Gerais. The specific objectives were analyzed the difficulties experienced by families and schools, investigated the educational practices of families and selected schools, and analyzed the process of schooling / socialization of the deaf. From a qualitative perspective, the research preferred on the comprehensive interview to two mothers of deaf students and the questionnaire applied to two directors and two teachers selected from two schools in the city. The material produced was transcribed and analyzed. It was concluded that, although these students are protected by the laws, they are not being fulfilled. So this, schools and families do their best to include these students within the possibilities available. In this sense, it is perceived that this theme deserves greater attention and, therefore, it is necessary to analyze how these institutions are reacting the changing the public policies of inclusion and adapting as them. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 15/07/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relação escola-família | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - educação - legislação | - |
Título: dc.title | As lutas por direitos dos estudantes surdos : resistências e frustrações de famílias das camadas populares. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
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