Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Rodrigo Carlos | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11436 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014380 | - |
Descrição: dc.description | Neste artigo, apresentam-se alguns resultados obtidos em uma pesquisa de mestrado referente ao desenvolvimento da Educação Financeira para alunos Surdos sob a perspectiva do Programa Etnomatemática. Para tanto, discute-se a conexão entre a Cultura Surda e o Programa Etnomatemática e se descreve um panorama sobre a Educação Matemática e Financeira para alunos Surdos que se comunicam em Libras. Em seguida, delineia-se o perfil dos participantes, bem como é realizada uma breve descrição da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory), que foi o design metodológico utilizado para conduzir este estudo. Por fim, discute-se a importância de se trabalhar a Educação Financeira com esse grupo cultural de alunos em uma perspectiva Etnomatemática. Os resultados obtidos neste estudo mostram que uma contribuição importante do Programa Etnomatemática para o desenvolvimento da educação financeira dos alunos Surdos foi evidenciar o respeito e a atenção à sua cultura e, também, às suas vivências cotidianas. | - |
Descrição: dc.description | In this article, we present results obtained in research concerning the development of Financial Education for Deaf students under the perspective of the Ethnomathematics Program. Here, we discuss the connection between Deaf Culture and an Ethnomathematics Program where we describe the general picture about Mathematical and Financial Education for Deaf students who communicate in Libras99brazilianlibras (Brazilian sign language). Next, we outline participants' profile, as well as a brief description of Grounded Theory, the methodological design used to conduct this study. Finally, we discuss the importance of working in Financial Education with this cultural group of students in an ethnomathematical perspective. The results obtained in this study show that an important contribution of the Ethnomathematics Program to the development of the financial education of the Deaf students was to show respect and attention to their culture and also to their everyday experiences. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo do periódico Educação Matemática em Revista, exceto onde identificado, está licenciado sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação Matemática em Revista <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0102-4698&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 09 fev. 2017. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programa etnomatemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics program | - |
Título: dc.title | Educação financeira para alunos surdos utilizando uma perspectiva etnomatemática. | - |
Título: dc.title | Financial education to deaf students using an ethnomathematical perspective. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: