Quais são os resultados percebidos quando um instrutor oferta múltiplos cursos em uma plataforma de Pós-MOOC? : classificações e avaliações em cursos online.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorViana, Francisca Diana Ferreira-
Autor(es): dc.contributorViana, Francisca Diana Ferreira-
Autor(es): dc.contributorSilva, André Luís-
Autor(es): dc.contributorCampos, Magno Silvério-
Autor(es): dc.contributorBraga, Francisco Laercio Pereira-
Autor(es): dc.creatorCarrara, Albert Assis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19768-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014377-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Departamento de Engenharia de Produção, Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEm plataformas do mercado de conhecimento online pago, sabe-se que os cursos são ofertados por instrutores e que a classificação de um curso, feita pelo aluno, pode gerar resultados sobre este produto. Sobretudo, em decorrência dos sinais de mercado emitidos pelas classificações. Porém, no caso de um instrutor ofertar múltiplos cursos em uma única plataforma, não se sabe se há resultados de um curso sobre o outro. Diante disto, este trabalho tem por objetivo responder a seguinte questão: Quais são os resultados sociais e econômicos percebidos quando um instrutor oferta múltiplos cursos em uma determinada plataforma? Para tanto, foi utilizada a teoria da sinalização na pesquisa de mercado, aplicada ao caso de um instrutor de múltiplos cursos, em uma pesquisa documental, com coleta de dados diretamente nas classificações e avaliações geradas pelos alunos na plataforma. A conclusão obtida mostrou resultados sob diferentes pontos de vista. Sob a perspectiva social, há contribuição com a formação de capital humano, pois, na educação através do Pós-MOOC cada cidadão pode se posicionar tanto como instrutor, mediante seu conhecimento, quanto como aluno, aprendendo novas habilidades para aplicar na sua vida profissional. Sob a perspectiva econômica, o trabalho conclui que por meio da economia das ideias, pessoas inteligentes compartilham seus conhecimentos de maneira crescente, o que pode gerar inovação através da aprendizagem, pois, há relação positiva entre a multiplicidade de cursos oferecidos e as vendas do instrutor: quanto mais um curso é recomendado na avaliação de outro curso, mais ambos os cursos são vendidos.-
Descrição: dc.descriptionOn platforms of the paid online knowledge market, it is known that the courses are offered by instructors and that the classification of a course, made by the student, can generate results about this product. Mainly due to the market signals issued by the classification. However, in the case of an instructor offering multiple courses on a single platform, it is not known if there are results from one course over another. Given this, this work aims to answer the following question: What are the social and economic results perceived when an instructor offers multiple courses on a particular platform? For this, the theory of signaling was used in market research, applied to the case of an instructor of multiple courses, in a documentary research, with data collection directly in the classification and evaluations generated by students on the platform. The conclusion obtained showed results from different points of view. From the social perspective, there is a contribution to human capital formation, because in education through the Post-MOOC each citizen can position himself as an instructor, through his knowledge, and as a student, learning new skills to apply in their professional life. From the economic perspective, the study concludes that through the economy of ideas, smart people share their knowledge in an increasing way, which can generate innovation through learning, therefore, there is a positive relationship between the multiplicity of courses offered and the instructor’s sales: the more a course is recommended in the evaluation of another course, the more both courses are sold.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/02/2025 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino a distância-
Palavras-chave: dc.subjectClassificação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa de mercado-
Título: dc.titleQuais são os resultados percebidos quando um instrutor oferta múltiplos cursos em uma plataforma de Pós-MOOC? : classificações e avaliações em cursos online.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.