Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Coelho, Rodrigo Amador | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Luiz Carlos Bambirra | - |
Autor(es): dc.creator | Castro, Cristiano Leite de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19197 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020025522015808 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1016/j.ins.2022.12.085 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014308 | - |
Descrição: dc.description | Online learning is a complex task, especially when the data stream changes its distribution over time. It’s challenging to monitor and detect these changes to maintain the performance of the learning algorithm. In this work, we present a novel detection method built from a different perspective of other preexisting detectors from literature. It analyzes the space occupied by the data, assuming that it would be immutable unless changes in this space occur among data of different classes. The data is mapped into a quadtree-based memory structure that provides knowledge about which class (label) is dominant in a given region of the feature space. Drifts are detected by checking whether data assigned to a given class occupy spaces considered relevant to the other class. The proposed method was evaluated on benchmark binary classification problems. The results show that our method can compete with well-known drift detectors from the literature on synthetic and real-world datasets. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Data stream | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept drift | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quadtree | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drift detector | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online learning | - |
Título: dc.title | Concept drift detection with quadtree-based spatial mapping of streaming data. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: