Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Tardif, Delphine | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Caleb Bortolini Sette da | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Flávia Compassi da | - |
Autor(es): dc.creator | Belotti, Fernanda Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Graça, Leonardo Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Frost, Ray Leslie | - |
Autor(es): dc.creator | Cipriano, Ricardo Augusto Scholz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20410 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://geologia.ufes.br/sites/geologia.alegre.ufes.br/files/field/anexo/e-book_mineralogia_e_gemologia.pdf | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014255 | - |
Descrição: dc.description | A apatita é um mineral da família dos fosfatos que pode ser explotada de várias maneiras, tanto como minério de fósforo para a produção de fertilizante, quanto na área gemológica. Devido a sua estrutura cristalina, ela pode incorporar uma grande variedade de elementos menores, que podem conferir-lhe várias cores e propriedades diferentes. Para melhorar parâmetros tal como a cor, o brilho ou a dureza de uma gema, a indústria gemológica desenvolveu uma vasta gama de processos e tratamentos que podem ser aplicados nela, como o tingimento ou o tratamento térmico. O tratamento térmico é de fato, muito usado sobre diamantes ou quartzos, por exemplo, para induzir uma mudança da sua cor inicial. E nessa óptica que essa técnica foi aplicada em apatitas coletadas na Província Pegmatítica da Borborema, em Sumé, no Estado da Paraíba, a fim de conferir-lhes uma cor mais atraente e mais adequada ao mercado gemológico. Esse tratamento foi seguido com a aplicação de uma bateria de caracterizações químicas e gemológicas, com a finalidade de identificar a origem da cor verde inicial das apatitas, assim como a origem da mudança de cor para azul. Esse procedimento foi realizado graças ao uso de várias máquinas e técnicas (ICP-MS, XRD, EPMA, espectroscopia Raman e espectroscopia de infravermelho), com a hipótese inicial de que a presença de íons Fe2+ e Fe3+ em quantidades diferentes seria responsável pelas cores observadas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | CAUFES | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apatita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pegmatito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tratamento térmico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centros de cor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raman | - |
Título: dc.title | Mineralogia, química e tratamento de cor em apatitas gemológicas de Sumé, Paraíba, Brasil. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: