
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014-11-04 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3672 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014251 | - |
| Descrição: dc.description | In this article, the authors discuss a pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects in which they refer to as ethnomodeling. Ethnomodeling is the process of translation and elabora-tion of problems and questions taken from systems that are part of the daily life of the members of any given cultural group. Here, the authors offer an alternative goal for research, which is the acquisition of both emic and etic forms of knowledge for the implementation of ethnomodeling. They also offer a third perspective on ethnomodeling research, which is the dialectical ap-proach, which makes use of both emic and etic knowledge. Finally, the au-thors define ethnomodeling as the study of mathematical phenomena within a culture because it is a social construct and culturally bound. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Direitos: dc.rights | By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use with proper attribution in educational and other non-commercial settings. Fonte: JUME <http://ed-osprey.gsu.edu/ojs/index.php/JUME/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dialectical approach | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnomodeling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emic and etic approaches | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematical modeling | - |
| Título: dc.title | Ethnomodeling as a research theoretical framework on ethnomathematics and mathematical modeling. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: