Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Reis, Alexsandro Luiz dos | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fábio Augusto Rodrigues e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014246 | - |
Descrição: dc.description | Nesse presente trabalho, são apresentados resultados provenientes de uma pesquisa em um programa de mestrado profissional, um produto educacional3 que consiste em um caderno que permitirá aos professores da Educação Básica o desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos. Nessa perspectiva, evidencia-se ainda as contribuições da Cartografia das Controvérsias (CdC), na elaboração deste produto educacional, que se pautou em reportagens sobre a tragédia da Samarco. Tais contribuições advêm do aporte teórico-metodológico utilizado nesse trabalho, que se baliza nos estudos de Bruno Latour, John Law, Michel Callon, dentre outros sobre a Teoria Ator-Rede (TAR). A partir desta oficina com os jornais, abre-se a “caixa preta” que representou o evento da Samarco e desvela-se suas nuances para com a sociedade, com implicações para o meio ambiente, economia, saúde e justiça. Acredita-se que com o desenvolvimento da oficina, se contribuirá com aspectos relevantes para a educação científica dos alunos, em que estes serão levados a refletir, discutir, ponderar e produzir textos sobre o desastre. Espera-se ainda que a partir da oficina pedagógica, os alunos desenvolvam uma postura cidadã mais ativa, balizada no senso da justiça social, no diálogo e na reflexão das implicações resultantes de uma exploração mineral realizada em sua maioria de maneira desmedida e insustentável. | - |
Descrição: dc.description | In this present study, we present one of our results from a survey in a professional master's program, an educational product that consists of a notebook that will enable teachers of basic education for the development of a workshop production of journalistic texts teaching. With this in mind, we present the contributions of cartography of controversy (CdC), in the preparation of this educational product, which took in reports about the tragedy of Samarco. Such contributions comes from our theoretical-methodological contribution used to this job, that goal in the studies of Bruno Latour, John Law, Michel Callon, among others about the Actor-Network Theory (TAR). From this workshop with the newspapers, we opened the "black box" that represented the event of Samarco and desvelamos its nuances to society, with implications for the environment, economy, health and justice. We believe that with the development of the workshop, we will be contributing aspects relevant to the science education of students, in which they will be taken to reflect, discuss, consider and produce texts about the disaster. We also hope that from the pedagogical workshop, students develop a more active citizen, marked in the sense of social justice, dialogue and reflection of the implications resulting from a mineral exploration conducted in most of your way oversized and unsustainable. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela REPPE estão sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: REPPE <http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/about>. Acesso em: 06 fev. 2019. | - |
Título: dc.title | A cartografia das controvérsias na elaboração de uma oficina de textos jornalísticos a partir da leitura de reportagens impressas sobre o desastre socioambiental em Mariana-MG. | - |
Título: dc.title | The cartography of controversies in the development of an office of journalistic texts from the reading of printed reports on social environmental disaster in Mariana-MG. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: