
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Assis, Aisllan Diego de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19972 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://orcid.org/0000-0003-1727-4211 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014244 | - |
| Descrição: dc.description | Introdução: As práticas grupais são amplamente utilizadas na pesquisa qualitativa em saúde, sendo fundamentais para a produção de conhecimento baseado no compartilhamento de identidades, territórios e saberes. O grupo focal e a roda de diálogos são dispositivos e métodos exemplares da pesquisa qualitativa, que potencializam a produção de conhecimento com ética e humanização. Seus usos e aplicações na investigação qualitativa são diversos; Objetivos: O objetivo do trabalho é refletir sobre a utilização das práticas grupais na investigação qualitativa em saúde, analisando a realização do grupo focal e rodas de diálogos com pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade, em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil; Métodos Na forma de ensaio, o trabalho analisa “os sentidos da roda”para refletir sobre vínculo, rede, técnicas e processo grupal na investigação qualitativa em saúde. O ensaio é aqui tomado como forma de resistência e produção de conhecimento coletivo e dialético. Uma forma de conversa com o conhecimento; Resultados A primeira reflexão consta da “Construção da roda”, quando são analisados os conceitos de vínculo e cuidado nas práticas grupais. Segue-se para “Os giros da roda” para refletir sobre as técnicas e processo grupal na investigação qualitativa, e finalmente, analisa-se “uma rede de rodas” pela qual se tem produzido conhecimento voltado para o acolhimento e o empoderamento de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade; Conclusões. As práticas grupais são potentes dispositivos para a produção de conhecimento em saúde, por estarem baseadas na produção de subjetividades, ao mesmo tempo que as revelam e fortalecem. O grupo é, por assim dizer, técnica e processo da investigação qualitativa que se baseia na ética e na humanização da produção de conhecimento implicado com a transformação da realidade das pessoas. Em situações de vulnerabilidade, as práticas grupais produzem conhecimento, ao mesmo tempo que promovem o acolhimento e empoderamento de pessoas e comunidades. | - |
| Descrição: dc.description | Introduction: Group practices are widely used in qualitative health research, being fundamental to produce knowledge based on the sharing of identities, territories, and knowledge. The focus group and the dialogue circle are devices and exemplary methods of qualitative research, which enhance the production of knowledge with ethics and humanization. Its uses and applications in qualitative research are diverse; Goals: The objective of this work is to reflect on the use of group practices in qualitative health research, analyzing the performance and potential of the focus group and dialogue circles with vulnerable people and communities in Ouro Preto, Minas Gerais, Brazil; Methods In the form of an essay, the work analyzes “the senses of the wheel” to reflect on bonding, network, techniques and group process in qualitative research in health. The essay is taken here as a form of resistance and production of collective and dialectical knowledge. A form of conversation with knowledge; Results The first reflection is in the “Construction of the wheel”, where the concepts of bonding and care in group practices are analyzed. It then moves on to “The wheel turns” to reflect on the techniques and group process in qualitative research, and finally, it analyzes “a network of wheels” through which knowledge has been produced aimed at welcoming and empowering people and communities in a situation of vulnerability. Conclusions. Group practices are powerful devices to produce knowledge in health, as they are based on the production of subjectivities, which at the same time reveal and strengthen them. The group is, so to speak, a technique and process of qualitative research that is based on the ethics and humanization of the production of knowledge involved with the transformation of reality and people. In vulnerable situations, group practices produce knowledge, while promoting acceptance and empowerment of people and communities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Grupos focais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa qualitativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Participação da comunidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos | - |
| Título: dc.title | "Os sentidos da roda" : práticas grupais na investigação qualitativa em saúde. | - |
| Título: dc.title | “The senses of the wheel" : group practices in qualitative health research. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: