Calabar : insurgências de um trauma colonial.

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Autor(es): dc.contributorBaumgärtel, Stephan Arnulf-
Autor(es): dc.contributorBaumgärtel, Stephan Arnulf-
Autor(es): dc.contributorSanches, João Alberto Lima-
Autor(es): dc.contributorSilva, Éder Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorFaria, Caio Chaves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-30-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014228-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes, Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação tem como objetivo analisar a representação da figura histórica de Domingos Fernandes Calabar em diversas dramaturgias ao longo do tempo, com ênfase nas questões raciais e na construção de uma ideia de nação. O estudo examina como a reprodução de estereótipos nas peças reflete as discussões sobre identidade nacional em diferentes contextos históricos. Para isso, são analisadas as seguintes obras: Calabar (1858), de Agrário de Menezes; Gonzaga ou a Revolução de Minas (1867), de Castro Alves; Sonhos de Calabar (1959), de Geir Campos; e Calabar: o Elogio da Traição (1973), de Chico Buarque e Ruy Guerra. A pesquisa inicia-se com a análise da primeira peça sobre Calabar, escrita por Agrário de Menezes. Esta obra, produzida para um concurso do Ginásio Dramático do Rio de Janeiro, foi posteriormente publicada de forma independente em Salvador. Em seguida, o estudo aborda Gonzaga ou a Revolução de Minas, de Castro Alves. Embora esta peça não trate diretamente de Calabar, ela é incluída por sua relevância como drama histórico e por estabelecer um diálogo entre as figuras de Calabar e Gonzaga. Esse diálogo permite explorar questões centrais, como a definição do teatro brasileiro, a interseção entre racialidade e dramaturgia, e as marcas decoloniais presentes nos textos. O estudo também considera as questões estéticas, como o nacionalismo na literatura dramática brasileira.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation aims to analyze the representation of the historical figure Domingos Fernandes Calabar in various dramaturgies over time, with an emphasis on racial issues and the construction of a national identity. The study examines how the reproduction of stereotypes in these plays reflects the discussions on national identity in different historical contexts. The following works are analyzed: Calabar (1858) by Agrário de Menezes; Gonzaga ou a Revolução de Minas (1867) by Castro Alves; Sonhos de Calabar (1959) by Geir Campos; and Calabar: o Elogio da Traição (1973) by Chico Buarque and Ruy Guerra. The research begins with the analysis of the first play about Calabar, written by Agrário de Menezes. This work, produced for a contest at the Ginásio Dramático of Rio de Janeiro, was later published independently in Salvador. Next, the study addresses Gonzaga ou a Revolução de Minas by Castro Alves. Although this play does not directly address Calabar, it is included for its relevance as a historical drama and for establishing a dialogue between the figures of Calabar and Gonzaga. This dialogue allows for the exploration of central issues such as the definition of Brazilian theater, the intersection of race and dramaturgy, and the decolonial marks present in the texts. The study also considers aesthetic issues, such as nationalism in Brazilian dramatic literature.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 12/09/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura-
Palavras-chave: dc.subjectQuestão racial-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Título: dc.titleCalabar : insurgências de um trauma colonial.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

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