Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rios, Amanda | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Francielle Câmara | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Marcela | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Carlos Alberto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9050 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/alemur/article/view/303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014174 | - |
Descrição: dc.description | O projeto, há 14 anos, integra comunidade acadêmica, professores, alunos e sociedade por meio de oficinas de arte cantaria e atividades semanais de ensino com crianças. Em 2014, vinte alunos de três escolas públicas de Ouro Preto, com média de idade de onze anos, selecionados pelas próprias instituições no início do ano letivo para participarem do projeto. As atividades foram ministradas por graduandos de história, engenharia de minas, ciências do alimento, no Departamento de Engenharia de Minas, campus UFOP, às terças e quintas-feiras, com duração de duas horas cada. Paralelamente às escolas, o projeto teve como objetivo proporcionar um contato das crianças com o mundo, desconhecido por muitos, da Universidade e despertar nelas a vontade pela construção do conhecimento. O projeto ofereceu também aos participantes reforço escolar, aulas de leitura, escrita e interpretação, contribuindo para alfabetização e melhoria no desempenho escolar. A interação com os alunos de escolas públicas da região trouxe à tona os diversos problemas e soluções enfrentados pelos educadores e famílias. Tal interação expôs ainda outra dificuldade enfrentada na educação brasileira, mas, dessa vez pelos bolsistas e membros do projeto. Os resultados foram: humanização das relações em âmbitos acadêmicos, formação de profissionais com consciência cidadã, melhoria no desempenho escolar das crianças, divulgação do patrimônio material de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | The project for 14 years integrates academic community, professors, students and society through workshops of monumental art and weekly activities for teaching with children. In 2014, twenty students from three public schools of Ouro Preto, with an average age of 11 years old, were selected by their own institutions at the beginning of the school year to participate in the project. The activities were taught by students of history, mining engineering, food Science. The classes were in the Department of mining engineering, at university of Ouro Preto at Tuesday and Thursday, with duration of 2 hours each. In addition to schools, the project aims to provide a children's contact with the unknown world of University and awaken in them the desire for knowledge construction. The project also offers to participants: school reinforcement, teaching reading, writing and interpretation, contributing to literacy and improvement in school performance. The interaction with students of public schools in the region back to the fore the various problems and solutions faced by educators and families. Such interaction exposes yet another difficulty faced in Brazilian education, but this time by members of the project. The results were: humanization of relations in academic areas, training of professionals with citizen awareness, improved school performance of children, dissemination material heritage of Ouro Preto. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação patrimonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação discentes | - |
Título: dc.title | Cultura, educação e arte para crianças : formação de cidadãos. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: