Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Penido, Henrique de Andrade | - |
Autor(es): dc.creator | Figueiredo, Rodrigo Peluci de | - |
Autor(es): dc.creator | Assis, André Pacheco de | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Vidal Félix Navarro | - |
Autor(es): dc.creator | Girao Sotomayor, Juan Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Guimarães, Alessandro Jésus | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15477 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://link.springer.com/article/10.1007/s10706-021-01976-9 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1007/s10706-021-01976-9 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1014163 | - |
Descrição: dc.description | This article presents a first attempt to carry out in situ stress measurements (magnitudes and orientations) of the itabirite in the Brazilian Ferrifer- ous Quadrangle by hydraulic fracture testing at a depth of 399 m. Previous studies on this rock have consid- ered estimated values of the k index (ratio between the horizontal effective stress Sh, generally controlled by tectonism, and the vertical effective stress Sv, gener- ally controlled by gravity), and it is not a common practice to carry out in situ stress tests in this region and rock type to support geotechnical analysis. The area of study was located at a depth of 500 m in a pit because the determination of the in situ stress distri- bution is very important to assess the stability of the open-pit mine. The planning, execution and results of the tests are presented. The studied rock mass exhibits different geological structures, such as banding and foliation, which resulted in difficulties with perform- ing the tests, and only 12.5% of the tests were successful. The results can help interpret the strains and stresses induced by mining activities in slopes in the Brazilian Ferriferous Quadrangle and their impacts on the surrounding structures. For a better determina- tion of the regional in situ stresses in the rock of the Brazilian Ferriferous Quadrangle, hydraulic tests on pre-existing fractures are recommended. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | restrito | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hydraulic fracture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mining slope | - |
Título: dc.title | Hydrofracturing in situ stress measurements of itabirite in the Brazilian Ferriferous Quadrangle and their limitations. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: